Na tarde desta quinta-feira (06), por volta das 13h23, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atender uma ocorrência de explosão envolvendo produto químico em Araquari, na região Norte de Santa Catarina. A explosão, que ocorreu em uma empresa localizada na Rua Osmar Leon Silivi, em Volta Redonda, resultou em graves ferimentos em um trabalhador de 30 anos.
Segundo a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM), a guarnição do ASU-454 foi rapidamente deslocada para o local. Ao chegarem, os bombeiros confirmaram que o acidente havia sido causado por uma explosão de uma caldeira. A vítima, um homem consciente e orientado, apresentava queimaduras de segundo e terceiro grau em 90% do corpo.
A vítima já aguardava o atendimento na entrada da empresa, onde foi encontrado deambulando pela cena do acidente. Imediatamente, o protocolo de atendimento a vítimas de queimaduras foi iniciado pela equipe do Corpo de Bombeiros, que acionou apoio da ambulância avançada do SAMU de Joinville para o transporte da vítima.
Durante o atendimento, a vítima negou ter alergias, usava medicamentos ou possuía comorbidades. Após estabilização inicial, a guarnição do ASU-454 seguiu em direção ao Hospital São José, em Joinville. No trajeto, a ambulância foi interceptada pela equipe do SAMU, que realizou mais um atendimento médico de estabilização. A vítima foi então encaminhada ao hospital, onde deverá receber cuidados especializados.
O incêndio ocorrido na empresa gerou uma grande mobilização das autoridades, que também investigam as causas da explosão. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil seguem no local para apurar os detalhes do acidente.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforça a importância de medidas preventivas nas empresas para evitar acidentes como este, além de recomendar o uso adequado de equipamentos de segurança e o treinamento constante de trabalhadores que lidam com substâncias perigosas.