A cidade de Barra Velha, no litoral Norte catarinense, está testando uma inovadora iniciativa para manter a orla mais agradável após o Carnaval. Inspirado em experiências observadas no Nordeste, o projeto utiliza essências aromáticas na lavagem das calçadas e vias públicas para eliminar odores indesejáveis, como urina, bebidas e lixo deixados pelos foliões.
O projeto-piloto, idealizado pelo secretário municipal de Obras, Alexandro Soares, está sendo aplicado pela primeira vez em Barra Velha. “Vi essa ideia em Olinda, onde há uma grande concentração de turistas durante o Carnaval. Eles utilizam um produto para neutralizar os odores antes da chegada dos visitantes. Trouxemos essa ideia para Barra Velha para testar e, se funcionar, podemos implementar também nos finais de semana”, explicou o secretário.
A limpeza das ruas está sendo feita com produtos à base de essências naturais, como alga, limão e tuti-fruti. Estes produtos são biodegradáveis e não oferecem risco ao meio ambiente. De acordo com Alexandro Soares, além de proporcionar um ambiente mais agradável para quem circula pela orla, a ação também ajuda a minimizar os odores que emanam das bocas de lobo, especialmente durante a maré baixa e devido à proximidade com a lagoa.
Aprovação por parte dos moradores e turistas
A Prefeitura de Barra Velha está acompanhando a receptividade do projeto e, caso tenha resultados positivos, pretende incorporá-lo ao calendário regular de limpeza urbana da cidade. Moradores e turistas já aprovaram a medida.
Silvio Bruning, morador de Joinville e veranista em Barra Velha, comentou: “Apesar de eu não ser muito fã do Carnaval, é interessante ver a cidade mais tranquila depois da folia. O cheiro ruim que fica, especialmente nas primeiras horas da manhã, não é nada agradável. Agora, com esse cheiro agradável, é bem melhor. A cidade limpa sempre é melhor.”

Alexandro destacou que o produto utilizado não representa risco ao meio ambiente. “É uma essência neutra, menos agressiva do que sabões comuns. Ela é usada, inclusive, nas indústrias de alimentos e pescados para neutralizar odores fortes. O objetivo é tornar a cidade mais agradável para quem visita, especialmente para aqueles que não curtem o Carnaval e buscam a tranquilidade da praia.”
Turistas elogiam a iniciativa
Lenita de Villa, turista de Joinville que frequenta Barra Velha, compartilhou sua opinião sobre a novidade: “Acho maravilhoso acordar cedo com um cheiro gostoso. Essa limpeza é uma ótima iniciativa, principalmente para quem não curte o Carnaval, mas ainda assim quer aproveitar a praia. Para quem faz atividades físicas pela manhã, como eu, é muito bom ter esse ambiente limpo e agradável.”
O esposo dela, Ronaldo Hornburg, complementou: “É muito bom chegar à praia e encontrá-la limpa, com um cheiro agradável. Isso demonstra que há cuidado com o lugar, e com o aroma agradável, fica ainda melhor.”

Expansão do projeto
Além da orla principal, o projeto de limpeza aromática foi estendido na avenida Santa Catarina (região central) até a região onde ficam os barcos de pescadores, que, em razão do odor dos peixes, também exigia uma intervenção. A lavagem das ruas nesse trecho ajudou a eliminar o cheiro desagradável, proporcionando uma experiência mais agradável para moradores e turistas e quem trabalha no local.
Máquinas Especiais para Coleta de Resíduos
O uso de máquinas especiais de coleta de lixo, que peneira os resíduos, separando até mesmo as pequenas bitucas de cigarro, também deixa a areia da praia limpa e com um aspecto bem mais bonito. Latas, garrafas e outros objetos deixados pelos foliões durante o Carnaval, também são recolhidos.

