A Secretaria de Saúde de Penha promoveu, na última quinta-feira (20), uma capacitação para 25 profissionais da saúde do município, com o objetivo de aprimorar o uso dos aparelhos hematócritos no tratamento da dengue. O encontro foi realizado na Policlínica Municipal e reuniu médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), incluindo 11 médicos e 14 enfermeiros.
O Teste Rápido Hematócrito é utilizado para diagnosticar a dengue, além de medir a gravidade da doença, especialmente em pacientes com comorbidades como diabetes, hipertensão arterial ou que apresentam critérios de idade específicos. A capacitação teve como foco ensinar as técnicas corretas de uso do aparelho, garantindo a qualidade do exame e a precisão dos resultados para o tratamento adequado dos pacientes.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio do Hemosc. A responsável pelo setor de Epidemiologia de Penha, Jaine Spricigo, destacou a importância da capacitação para garantir a eficácia dos diagnósticos. “É fundamental capacitar os profissionais para garantir a qualidade da realização do exame e a técnica correta no atendimento, oferecendo um resultado de qualidade para o paciente”, afirmou.
Ainda durante a capacitação, foi informado que o município recebeu quatro aparelhos hematócritos do Governo do Estado, que serão utilizados na rede de saúde local para diagnosticar e monitorar a dengue. Até a última sexta-feira (21), Penha havia registrado 7 casos confirmados da doença.
A capacitação reflete o esforço do município em melhorar a resposta ao aumento dos casos de dengue e fortalecer o trabalho das equipes de saúde, assegurando um atendimento mais eficaz e direcionado aos pacientes.