A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, deflagrou, nesta terça-feira (19/02), uma grande operação policial com o objetivo de combater uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e roubos. A operação, que ocorre de forma simultânea nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, é resultado de uma investigação que durou aproximadamente sete meses.
Durante o período investigativo, a Polícia Civil conseguiu identificar 12 membros do grupo criminoso, que atuavam com força em todo o Estado de Santa Catarina e mantinham forte vínculo com uma facção criminosa de grande porte. O grupo, segundo o delegado Murilo Batalha, coordenador da DIC, especializado em diversas modalidades criminosas, tinha ramificações em outros estados, e seus integrantes estavam envolvidos no tráfico de drogas, roubos e outros delitos.
A operação contou com a participação de cerca de 100 policiais civis, que, em conjunto, realizaram a execução de 30 ordens judiciais de prisão e apreensão. As ações ocorreram de forma simultânea em Joinville e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e também nos Estados do Paraná e São Paulo.
Até o momento, 11 pessoas foram presas, e as autoridades conseguiram apreender substâncias entorpecentes, dinheiro em espécie e carros de luxo, produtos do crime. Os presos estão sendo encaminhados à sede da DIC de Joinville, onde passarão pelos procedimentos de Polícia Judiciária e serão investigados por seus crimes.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população no combate ao crime organizado e solicita que qualquer denúncia seja feita de forma anônima através do telefone 181. O sigilo das informações será mantido.
A ação é mais um exemplo do empenho das autoridades em desarticular organizações criminosas que operam de maneira articulada entre estados, visando garantir mais segurança à população catarinense e combater os crimes que afetam a sociedade.