Na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro de 2025, uma operação de resgate foi realizada pela 1ª/7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) para salvar um homem que estava à deriva no Rio Itajaí-Açu, em Itajaí. A ocorrência foi registrada por volta das 07h59min, quando a guarnição da Moto Aquática Salema foi acionada para atender à emergência.
De acordo com o histórico da ocorrência, a guarnição, composta pelo Sd Massih e GVCV Douglas, estava de prontidão na praia da Atalaia, quando recebeu a solicitação por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, informando que um masculino estava à deriva no Rio Itajaí-Açu, nas proximidades do berço 4 do Porto. Imediatamente, a guarnição se deslocou até o local indicado para iniciar o resgate.
Chegando nas proximidades do ferry boat, populares apontaram o local exato onde a vítima estava, flutuando com o auxílio de bambus e duas boias. A guarnição fez contato verbal com o homem, que inicialmente recusou ajuda. No entanto, após diversas tentativas de convencimento, o homem aceitou vestir um colete salva-vidas.
Com a maré de vazante, tanto a vítima quanto a guarnição estavam sendo levados em direção à boca da barra, o que agravava a situação. Após mais diálogo, o homem concordou em ser transportado até uma margem segura, onde o coordenador de praia e a unidade do ASU-580 já aguardavam para prestar atendimento. Pouco depois, uma guarnição da Polícia Militar também chegou ao local.
O resgate foi concluído com sucesso, mas, devido aos sinais de hipotermia e escoriações pelo corpo, o homem foi convencido a ser transportado até o hospital para avaliação médica. A ação rápida e eficaz da guarnição de bombeiros evitou que a situação se tornasse ainda mais grave para a vítima.
A operação contou com o apoio da Moto Aquática Salema, ASU-580 e AR-173, além da colaboração do coordenador de praia e da Polícia Militar. O caso destaca a importância da atuação das equipes de resgate em situações de emergência no meio aquático, garantindo a segurança de pessoas em risco.