Na manhã desta sexta-feira (7), um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, resultando em pelo menos duas mortes e dois feridos.
A aeronave, um King Air F90 com capacidade para oito passageiros, decolou do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15, com destino a Porto Alegre. Cerca de cinco quilômetros após a decolagem, o piloto tentou um pouso de emergência na movimentada avenida, mas não conseguiu.
A queda ocorreu por volta das 7h20, atingindo um ônibus da viação Santa Brígida e causando uma explosão que gerou uma grande nuvem de fumaça preta visível à distância.
Dois corpos carbonizados foram encontrados nos destroços da aeronave. Além disso, um motociclista que passava pelo local foi atingido por destroços e uma passageira do ônibus também ficou ferida. Ambos foram socorridos e encaminhados a unidades de saúde.
A Avenida Marquês de São Vicente foi totalmente interditada, afetando o tráfego na região. Dez linhas de ônibus tiveram seus trajetos desviados, incluindo as linhas 129F/41, 209P/1, 209P/10, 8500/10, 8528/10, 8544/10, 8600/10, 8600/22, 9501/10 e 978A/10. Motoristas foram orientados a evitar a área e utilizar rotas alternativas, como a Av. Pompéia ou a Ponte Júlio de Mesquita Neto. citeturn0search0
Investigação
As autoridades competentes, incluindo o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, estão investigando as causas do acidente. A Aeronáutica também está envolvida na apuração. Testemunhas relataram que o avião tentou pousar na avenida, se arrastou pela pista, bateu em um ônibus e explodiu, formando uma “bola de fogo”.
Entre os proprietários do avião está o advogado e empresário gaúcho Márcio Louzada Carpena. Carpena é sócio da Carpena Advogados Associados, escritório especializado em contencioso civil, com atuação nos Tribunais Regionais, Estaduais e Superiores, além de institutos de mediação e arbitragem. Ele também possui experiência nas áreas de direito societário, contratual e operações estruturadas