Na manhã desta segunda-feira, 4 de fevereiro, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações (DEIC), deflagrou a Operação Hélios, cumprindo 07 mandados de busca e apreensão nas cidades de São José e Palhoça, na Grande Florianópolis. A operação teve como objetivo principal o bloqueio de R$ 594.895,06, montante transferido pela vítima para a aquisição de um sistema fotovoltaico de geração de energia solar, que não foi entregue.
A investigação, que se iniciou no ano de 2022, apurou que o investigado, proprietário da empresa Sunergies Tecnologia Comércio de Aparelhos Eletrônicos, teria vendido o sistema fotovoltaico no valor total de R$ 594.895,06 à vítima. O contrato previa que a entrega do equipamento fosse feita em até 90 dias, mas, até a presente data, o sistema não foi entregue, configurando, em tese, um crime de estelionato.
Além desse caso específico, a DEIC identificou outros registros de ocorrências envolvendo vendas de produtos que nunca foram entregues pelo investigado. Esses dados reforçam as suspeitas de que o empresário tenha adotado um padrão de comportamento fraudulento, com o intuito de obter vantagem ilícita em diversos outros negócios. Tais práticas caracterizam um possível esquema de estelionato, onde a vítima realiza o pagamento e não recebe o bem ou serviço acordado.
Durante a operação, foram apreendidos diversos documentos relacionados ao caso, que agora serão minuciosamente analisados pela Polícia Civil. O material tem como objetivo dar continuidade às investigações, possibilitando a identificação de outros envolvidos no esquema criminoso, bem como a descoberta de novas vítimas que possam ter sido prejudicadas pela mesma prática.
Além dos documentos, um veículo de luxo da marca Land Rover foi apreendido. A polícia acredita que ele possa ter sido adquirido com os valores provenientes das fraudes. O caso segue sendo investigado, e a expectativa é que mais mandados de busca e apreensão sejam cumpridos, além da identificação de outras vítimas que possam ter sido afetadas pelos crimes praticados pelo empresário.
A Operação Hélios é um desdobramento do trabalho da Delegacia de Defraudações, que tem se empenhado em combater crimes envolvendo fraudes financeiras e estelionato em Santa Catarina. A Polícia Civil reforça que outras denúncias podem ser feitas à DEIC, e que as investigações continuam no intuito de esclarecer todos os fatos e responsabilizar os envolvidos.
A operação de hoje representa mais um passo na luta contra fraudes de grande escala no estado, alertando a população para a necessidade de cautela ao realizar transações financeiras, especialmente em negócios de valor elevado.