Cerca de nove horas após um trágico afogamento registrado no bairro Gravatá, em Navegantes, litoral Norte de Santa Catarina, o corpo da vítima, o turista J.A.A., de 26 anos, foi localizado. Segundo o Corpo de Bombeiros, um popular estava passando pela praia quando encontrou o cadáver. O local exato, se distante ou próximo do ponto de afogamento, ainda não foi divulgado.
A tragédia, a segunda do final de semana somente no litoral Norte, mobilizou equipes de resgate neste domingo, 17, quando a vítima, natural de Maturéia (PB), desapareceu após se afogar nas águas turbulentas entre a Pedra do Velho e o Curral, região conhecida pelas fortes correntes e muitas pedras submersas.
A ocorrência foi registrada por volta das 14h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado. No local foi possível confirmar que ele estava em uma área de mar agitado, ao norte da Pedra da Miraguaia, uma região bastante perigosa, com correntezas fortes e águas turvas.
A guarnição do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Navegantes (2ª/7ºBBM) foi rapidamente deslocada para o local, junto com a moto aquática e viaturas de resgate, incluindo a ATM 198, MA Salema, AT 47, e o apoio da aeronave Arcanjo 01.
As equipes realizaram buscas intensivas na região, mas a visibilidade foi severamente comprometida pelas fortes correntes marinhas e pela presença de sujeira e turbidez nas águas. A equipe da aeronave Arcanjo 01, que sobrevoou a área por cerca de 40 minutos, informou que, devido à intensidade das correntes e a água turva, não foi possível visualizar a vítima.
Desafios nas Buscas
Apesar das condições difíceis, os guarda-vidas mantiveram as buscas nas proximidades do local onde a vítima submergiu. As equipes se concentraram no ponto exato onde o homem foi visto pela última vez, tentando localizar o corpo, mas as condições do mar e a falta de visibilidade tornaram a operação ainda mais desafiadora. O corpo foi localizado por volta das 22h desse domingo e posteriormente as equipes da Polícia Científica foram acionadas.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina