A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação policial com o objetivo de cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa atuante no estado. A ação, que envolveu cerca de 150 policiais civis, foi realizada nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Balneário Camboriú, Videira (SC) e também em Pato Branco, no Paraná.
A operação teve como foco desmantelar atividades ilícitas relacionadas ao tráfico de drogas e à associação criminosa. Durante as diligências, três pessoas foram presas em flagrante, sendo autuadas pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Também foram apreendidos cerca de 2kg de drogas, além de anotações relacionadas ao tráfico, balanças de precisão e diversos aparelhos celulares.
Os mandados cumpridos fazem parte de uma investigação mais ampla conduzida pela DRACO/DEIC, que tem como objetivo identificar e desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e outros crimes no estado de Santa Catarina. A operação de hoje é apenas um dos desdobramentos das investigações, que continuam em andamento para apurar o envolvimento de outros membros da organização.
O Enfrentamento ao Crime Organizado em SC
A ação reflete o compromisso da Polícia Civil de Santa Catarina no combate às organizações criminosas que atuam no estado. Segundo a DRACO, as operações têm sido intensificadas com o objetivo de desarticular facções criminosas que impactam a segurança pública, o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.
A operação de hoje também envolveu diversas unidades especializadas da Polícia Civil, incluindo a Divisão de Polícia do Interior (DPOI), a Divisão de Polícia Ostensiva (DPOL), o Centro de Operações Policiais Especiais (CORE) e o Núcleo de Operações com Cães (NOC), além do Departamento de Polícia de Fronteira (DPGF), com apoio logístico e operacional para o cumprimento das ordens judiciais.
Investigações em Andamento
As investigações seguem em curso, com a equipe da DRACO/DEIC trabalhando para identificar outros membros da organização criminosa e mapear toda a sua rede de atividades ilícitas. O foco da polícia é, além de combater o tráfico de drogas, prevenir outros crimes relacionados à atuação das facções criminosas no estado e nas regiões fronteiriças.
A Polícia Civil reforça seu compromisso de continuar atuando de forma incisiva no enfrentamento à criminalidade organizada, buscando garantir a segurança da população catarinense e o cumprimento da lei.
Comunicação Social da Polícia Civil de Santa Catarina