A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou a operação Fauna Silvestre no município de Águas Frias, cumprindo mandados de busca e apreensão para combater a caça ilegal na região.
A ação foi motivada por denúncias sobre a caça de espécies protegidas e a circulação de armas de fogo irregulares que ameaçam a segurança no campo e a biodiversidade local.

Durante a operação, realizada no domingo, 27, os militares apreenderam um rifle calibre 38, com as características adulteradas, 80 projéteis intactos, 115 cápsulas deflagradas, equipamentos de caça como alçapão para captura de aves, rádios comunicadores, lanternas e outros.
Também foi encontrada madeira nativa em depósito sem os documentos exigidos por lei. Foram identificados os possíveis infratores, os quais foram notificados, além da prisão em flagrante de uma pessoa.

A Polícia Militar Ambiental destaca que a iniciativa é parte do esforço contínuo para preservar a fauna nativa e promover a conscientização sobre a importância da conservação ambiental e incentiva a comunidade a colaborar com a fiscalização, denunciando atividades ilegais para garantir a proteção da fauna e flora da região.
Participaram da operação as guarnições do 2º BPMA, do Canil do 2° Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Chapecó, e a guarnições do Grupo de Polícia Militar de Águas Frias.