Mais um afogamento foi registrado no litoral de Barra Velha. O caso mais recente ocorreu na tarde dessa terça-feira, 22, por volta das 16h30 na Praia do Sol no Bairro Itajuba. Por sorte, o jovem turista sobreviveu. Ele deu uma entrevista exclusiva ao Portal danimeller.com.
A ocorrência em Barra Velha, a terceira em cinco dias, que por pouco não se transformou em tragédia, envolveu o jovem tatuador Ruan Trapp, de apenas 22 anos, de Jaraguá do Sul. Ele contou a nossa equipe que veio na segunda-feira, 21, para visitar uma amiga e curtir a praia, na companhia de outros quatro jovens.
Ainda na segunda-feira eles voltaram para Jaraguá, porém, como havia esquecido uma chave, decidiu retornar hoje para Barra Velha, quando novamente o grupo aproveitou o tempo bom e voltaram para a praia.
Porém, mesmo sabendo nadar ele acabou se afogando em virtude das ondas e da corrente de retorno. O local é destino procurado principalmente por surfistas. Escute a entrevista:
Apesar desse sufoco, o jovem sobreviveu e como diz o velho ditado: ficou para contar a história. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento 24 horas de Barra Velha, onde permaneceu em observação médica, sem qualquer risco à vida, até o final da tarde. Após receber alta voltou para casa em Jaraguá.
E no local onde ocorreu o afogamento, apesar de existir um Posto Guarda-Vidas, assim como a maioria dos 11 existentes em Barra Velha, também estava fechado. Nossa equipe também esteve no local e gravou imagens da praia (com ênfase para a correção da existência do posto, que fica dentro do pátio de um hotel edificado no local, que do ponto onde estávamos, não podia ser visto).
Na tarde dessa terça-feira, a reportagem também esteve no local onde na quinta-feira, 17, o jovem Genison dos Santos, acabou morrendo ao ser arrastado por uma corrente de retorno. O corpo só foi resgatado dois dias depois. O sepultamento ocorreu no domingo, 20. Ele morreu ao lado de um posto desativado.
O turista João Paulo, de Araquari, conversou com nossa equipe e fez um pedido, representando todos os moradores e turistas que frequentam Barra Velha.
No domingo, como o posto no local só funciona aos finais de semana, uma criança foi salva graça a ação rápida dos guarda-vidas.
Programação dos postos de guarda-vidas em Barra Velha para o mês de Outubro 2024.
Aberto todos os dias:
- Praia Central ( 1 )
Abertos somente finais de semana:
- Tabuleiro ( 2,3 e 4)
- Praia do Sol (5)
- Grandt ( 7 )
- Serro ( 8 e 10 )
Não abrem em nenhum dia da semana.
- Boca da Barra ( 0 )
- Barrinha ( 6 )
- Serro ( 9 )
CORTE DE GASTOS – A reportagem recebeu a informação que os postos estão fechados por ordem do Governo Estadual, por contenção de gastos. “Sou comerciante de Barra Velha, se Santa Catarina se preocupa tanto com o turismo, não esqueça que praias desguarnecidas afastam os turistas, e se formos falar em gastos, quanto as equipes de resgate não gastam de combustível para fazer as buscas, com embarcações, helicópteros, mais vagas nas unidades médicas quando as vítimas são socorridas”?, questionou a moradora ao salientar que praias com risco à vida e desguarnecidas influenciam diretamente na economia local.