Jane Castor, prefeita de Tampa, cidade americana da Flórida, fez um alerta aos moradores que optarem por ficar em zonas de evacuação enquanto o furacão Milton avança em direção à costa oeste do estado. “Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer”, disse Castor a Kaitlan Collins, da CNN, ainda na segunda-feira, 07.
Nesta quarta-feira, 09, com a aproximação do Furacão Milton, o estado da Flórida (EUA) é atingido por uma série de tornados registrados até o início da tarde. O furacão Milton, que pode ser o mais devastador dos últimos 100 anos, está previsto para chegar de madrugada.
Assista ao vivo imagens da região de Tampa:
O Condado de Hillsborough, onde Tampa está localizada, emitiu ordens de evacuação obrigatória para aqueles nas Zonas A e B, bem como para aqueles que vivem em casas móveis. Helene foi um “chamado de atenção”, disse Castor. Mas a ameaça potencial que o furacão Milton traz é “literalmente catastrófica”, ela acrescentou.
A cidade de Tampa é dividida em cinco áreas, e duas delas a evacuação é obrigatória, de acordo com autoridades locais.
Classificado como “explosivo” pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o Milton começou a segunda-feira, 07, como um furacão de categoria 2 e, em pouco mais de quatro horas, pulou três categorias, até alcançar a 5, a máxima, na escala de intensidade de furacões.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fez coro com o tom alarmista de Castor e pediu que os moradores das zonas demarcadas saiam “agora, agora, agora”.
“Se vocês estão sob ordem de evacuação, vocês devem evacuar agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero… É uma questão de vida ou morte”.
Além disso, a vice-presidente e candidata à presidência dos EUA, Kamala Harris, também pediu que os moradores abandonem suas casas o quanto antes.




