Na noite de segunda-feira, 07 de outubro, um dia após as eleições municipais de 2024, o Portal danimeller.com entrevistou Daniel Cunha do PSD, prefeito eleito em Barra Velha. Apesar de muito cansado, depois de dias intensos de campanha política, o chefe do executivo atendeu nossa equipe e transpareceu uma abordagem inclusiva, como base do governo, que se propõe a ouvir a comunidade e atender as demandas da comunidade.
A vitória nas eleições, com 7.290 votos, foi marcada pela acirrada disputa contra Thiago Pinheiro (PP), que obteve 7.106 votos, uma diferença de apenas 184 votos.

Durante a entrevista especial, Cunha se apresenta como um líder disposto a trabalhar para todos e se compromete a transformar Barra Velha em orgulho para seus habitantes. “Quero tranquilizar os mais de 12 mil eleitores que não votaram em mim, que não tenho o estilo da perseguição e quero ser exemplo de bom gestor. Quero fazer o povo ‘barravelhence’, nascido ou de coração, sentir orgulho do prefeito Daniel, pois sempre digo que deputado bom é aquele que ajuda minha cidade, portanto, o meu partido é Barra Velha”.
“Trabalhamos muito nos últimos oito meses e agora temos quatro anos pela frente. Meu compromisso é com todos os cidadãos de Barra Velha. As bandeiras partidárias ficaram para trás. Nosso foco é o bem-estar da cidade”, destacou Cunha.
Acompanhe a entrevista especial feita com Daniel Cunha
Portal: O resultado já era esperado?
Prefeito: “Ao longo desses oito meses de governo trabalhamos em busca da reeleição, com objetivo de fazer o melhor pelo município de Barra Velha. Agora que conseguimos, temos mais quatro anos para colocar nossos planejamentos em prática. Vamos fazer um governo para todos, porque Barra Velha merece”.
Saúde em Foco
Portal: E quais os principais projetos para a saúde”
Prefeito: “Um dos projetos mais importantes é a finalização da obra do nosso PA [Unidade de Pronto Atendimento 24 horas], no bairro Jardim Icaraí. Junto dele, tem os programas das UBSs [Unidades Básicas de Saúde]. Devemos aumentar o número de UBSs no município. Uma delas no bairro Vila Nova, outra no Figueirinha e finalizar as obras da UBS no bairro Areia Branca e no Itajuba, para assim acabar com as filas de marcação de exames.
Infraestrutura e qualidade de vida
Portal – Recentemente foi inaugurada as obras de pavimentação, calçamento e iluminação da avenida Rita de Cássia Coelho Ramos no bairro Itajuba, um dos acessos mais importantes da cidade e o único direto da Br-101. Além dessa obra, o que o povo pode esperar no quesito infraestrutura’?
Prefeito – “Ainda contemplando a rua Rita de Cássia, temos outro projeto pronto e aprovado pela ANTT [Agência Nacional de Transporte Terrestre] e pela Arteris [Arteris Litoral Sul, empresa que administra a via], que chamamos de faixa de aceleração para quem sai e desaceleração para quem entra, um elo de ligação com o Centro. O projeto foi doado por um empresário local e faz parte de uma PPP [Parceria Público-Privado]. Serão pelo menos 500 metros para cada lado, dando não só a visibilidade na entrada e saída, mas também segurança aos usuários. Não tenho dúvidas que essa será mais uma importante obra de mobilidade urbana”.

“Além disso, Barra Velha tem mais de 400 quilômetros de estradas não pavimentadas [de chão]. Pavimentação é qualidade de vida, vamos trabalhar para tentar diminuir o máximo possível. O projeto é implantar mutirões com a pavimentação comunitária, além dos mutirões da prefeitura”.
Educação: Preparando o Futuro
Portal – Barra Velha, segundo o IBGE, foi a segunda cidade em Santa Catarina que proporcionalmente mais cresceu com relação ao aumento populacional. Quais os projetos para a educação, sabendo que com a chegada de migrantes, também estamos recebendo muitos alunos?
Prefeito: “Ainda temos algumas vagas, a exemplo da escola Jamile [Escola Básica Municipal Professora Jamilie Cristine Vogelsanger, inaugurada no dia 28 de junho deste ano] localizada no bairro Itajuba. Porém, não podemos ficar na zona de conforto. Precisamos dar condições aos nossos alunos, oferecer estrutura de qualidade, garantindo segurança para eles e para os servidores. E dentro desses projetos de revitalização, temos também a ampliação de algumas unidades, aproveitando os terrenos vazios. E, a partir do mês que vem, já iniciaremos tratativas com o Governo do Estado para a revitalização da Escola David Pedro Espíndola [no bairro São Cristóvão]. Em condições adequadas, a unidade vai desafogar toda a rede municipal, podendo atender até 900 alunos por turno. Outro projeto incluí a ampliação da Escola de Medeiros, para acompanhar o crescimento populacional do interior da nossa cidade. Também queremos conseguir ampliar as aulas em período integral, que já fazem parte da realidade dos bairros: Escalvado, Medeiros e Rio Novo. Outra ideia é incluir a matéria de ‘educação financeira’, que já é sucesso em algumas outras regiões do Brasil, dando aos alunos, a condição de saber como administrar o próprio dinheiro, assim que conseguir o primeiro emprego”.
Retomada de obras atrasadas
Portal – Uma das principais reclamações da população é com relação as obras atrasadas. Como sanar esses problemas?
Prefeito – “A primeira coisa a se fazer é reanalisar todos os contratos e buscar soluções de acordo com o método de trabalho da nossa gestão. Assim que nossa equipe se sentir confortável em retomar as obras, iniciar os trabalhos o quanto antes. E dois desses exemplos são as obras da rua Nelson da Cunha, até então paralisada no bairro São Cristóvão e a da rua Rita de Cássia, que já esta praticamente pronta. Também em andamento podemos citar a rua Alfredo Tavares com a 1.008, que ainda essa semana já recebe a camada asfáltica”.
Potencial turístico de Barra Velha
Portal – Barra Velha é a porta de entrada do Litoral Norte Catarinense, com um potencial gigante para o turismo. O que podemos citar de projetos para essa pasta?
Prefeito – “É primordial que revitalizemos todos os nossos pontos turísticos com estruturas adequadas para receber os turistas e dar comodidade para os moradores. Já estamos com o projeto licitado da Ponte Pênsil no bairro Quinta dos Açorianos. Esperamos que em até 20 dias a empresa entregue os estudos. Com isso saberemos se aquela estrutura ainda se encontra em condições ou se teremos de fazer uma nova ponte. Para isso já temos um recurso assegurado”.

“Já no bairro Itajuba, temos outros pontos que merecem atenção, a exemplo das Pedras Brancas e Negras, além da ligação, por meio de Deck, entre as praias do Grant e do Cerro, assim como os ‘molhes de fixação’, Norte e Sul, da Barrinha do Rio Itajuba, que além de conter o assoreamento do rio, manterá mais areia nas praias ao redor, tornando o local um ponto turístico. Lá iremos revitalizar com iluminação e com bancos. Outra novidade é quanto aos molhes da região central, do hotel Candeias sentido a Boca da Barra. A empresa que fará esse estudo, de quantos molhes serão necessários, já foi contratada e até janeiro deve concluir o trabalho, para depois podermos licitar. Serão ao menos mais dois quilômetros de praia. Projetos para turismo temos muitos, agora é erguer a cabeça, parar de arrumar desculpa e trabalhar, porque o nosso povo de Barra Velha, o nosso comerciante de Barra Velha, ele precisa muito do fomento do turismo”.


“Estamos criando um calendário de eventos para fomentar o turismo, começando com o campeonato sul-americano de patinação que ocorrerá em breve, atraindo mais de 1.200 atletas da América do Sul. Eles vão ficar na nossa cidade por 10 dias, movimentando a rede hoteleira, a rede gastronômica e o nosso comércio em geral”.
Raio-X – Daniel por Daniel
Prefeito: “Daniel, por Daniel. Daniel é um cara simples, natural de Barra Velha, nascido em Joinville porque aqui não temos maternidade. Até temos projetos com as ‘PPP’, um sonho, mas trabalhamos com a realidade. Então, o Daniel, filho, pai, esposo, empresário, já foi secretário de turismo, duas vezes vereador, agora prefeito eleito de Barra Velha e gente do povo que gosta de estar em meio ao povo”.

“E minha simplicidade não significa falta de conhecimento. Sou apaixonado pelos meus filhos, o Henrique de 2,9 anos, o Gustavo de 19 anos, tudo que tenho na vida, e minha esposa Priscila Brenner, com quem sou casado há 17 anos. A Priscila é formada em administração, é ela quem me ajuda administrar a cancha de bocha, o bar, a lanchonete e outros negócios que temos em família. Ela na verdade é a minha gestora [risos] e não posso deixar de citar que ela cuida do meu bem mais precioso, nosso filho, e a quem devo total reconhecimento, pela paciência durante todo esse período turbulento até o dia deu assumir a prefeitura e decidir sair para reeleição. E nossa família é tudo, família é onde o amor nunca acaba”, pontua Daniel,

Daniel Cunha encerrou a entrevista com uma mensagem de esperança e determinação. “Estamos prontos para trabalhar arduamente por Barra Velha. Acredito que, juntos, podemos transformar nossa cidade em um lugar ainda melhor para se viver e visitar. Meu compromisso é com o povo de Barra Velha, e juntos vamos construir um futuro promissor.”
Com uma visão clara e ambiciosa, o novo prefeito apresenta um plano de governo focado em inclusão, saúde, infraestrutura, educação e turismo. Agora, resta à população acompanhar a implementação dessas promessas e o desenvolvimento da cidade nos próximos quatro anos.
