Daniel Cunha e o vice-prefeito Professor Juliano, ambos do PSD, foram eleitos para comandarem a cidade de Barra Velha, ao Norte do Litoral Catarinense, para os próximos quatro anos. Com 7.290 votos eles desbancaram o segundo candidato Thiago Pinheiro (PP), com 7.106 votos. Numa disputa acirrada que envolveu 184 votos de diferença.
E para comemorar a vitória da eleição, antes mesmo das urnas finalizarem a apuração dos 100%, já com o resultado garantido, o prefeito e vice, acompanhados de apoiadores de campanha, eleitores e autoridades, saíram em carreata.
A carreata percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, saindo do Centro onde todos estavam reunidos na casa do prefeito, passou pelo Ginásio de Esportes e seguiu pelas avenidas Paraná, Santa Catarina, passando por parte da Orla Central.
Em seguida a carreata passou por diversas ruas do bairro São Cristóvão, e uma delas foi a Waldemar Francisco. Por todo o trajeto moradores, empresários, faziam questão de abraçar e cumprimentar os vitoriosos.
No bairro Itajuba, quando a carreata passou pela avenida Itajuba, um grupo de apoiadores também fez questão de estar perto de Daniel e parabenizar pela vitória. Em seguida a carreata seguiu para a beira mar e no Ginásio, onde os vitoriosos eram esperados para a grande comemoração que seguiu pela noite e reuniu milhares de pessoas.
Quem é Daniel Cunha
Daniel Cunha tem 41 anos, é casado, tem um filho e ensino médio completo. O vice-prefeito eleito em Barra Velha é Professor Juliano, do PSD, que tem 40 anos de idade. Os dois fazem parte da coligação Juntos Somos Mais Fortes, formada pelos partidos MDB, PL, PSD e Avante.
Daniel Cunha até janeiro deste ano, era presidente da Câmara de Vereadores, e assumiu a gestão do município, ao Norte do Litoral Catarinense, quando o Ministério Público desencadeou, no dia 25 de janeiro, a operação Travessia, colocando o então prefeito Douglas da Silva e outros envolvidos na cadeia, suspeitos de vários crimes contra o erário público, entre eles: organização criminosa, fraude a licitação pública e fraude em execução de contrato.
Outros colocados:
Em terceiro Bismark Fugazza (DC) com 3.537 votos, em quarto Afrânio (NOVO) com 901 votos, em quinto Professora Betinha Tamanini (PT) com 621 votos e em último lugar Genésio Adolfo (PSOL) com 33 votos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A eleição em Barra Velha teve 20.583 votos totais, o que inclui 516 votos brancos, 2,51% dos votos totais, e 579 votos nulos, 2,81%. Desse total 19.488 foram os votos válidos. A abstenção foi de 6.795 eleitores, 24,82% do total de 27.379 eleitores aptos a votarem, inscritos na 68a Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Santa Catarina. A eleição ocorreu no domingo, 06 de outubro.