Uma tartaruga verde, de espécie Chelonia Mydas, foi localizada na manhã dessa segunda-feira, 30, na praia do Grant, em Barra Velha, litoral Catarinense.
O ‘réptil com carapaça’ já em estado avançado de putrefação, foi localizado por um banhista que fazia caminhada na orla da praia e encaminhou as fotos para o Portal danimeller.com.
As imagens foram encaminhadas para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) e para a Faculdades Integradas do Vale do Itajaí (Univale).

UNIVALE – A equipe da Univali – Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), fez o registro de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) morta na Praia do Grant, em Barra Velhas (SC), durante as atividades de monitoramento.
Tratava-se de um animal juvenil e em avançado estágio de decomposição, não sendo possível a realização do exame de necropsia para identificar as condições de saúde e a causa da morte. O animal foi registrado pela equipe, e foram coletados dados biométricos. Devido ao tamanho do réptil, foi solicitado apoio à equipe de limpeza para a remoção da carcaça.
Só em 2024 em Barra Velha, as equipes registraram 127 ocorrências de tartarugas marinhas encalhadas nas praias, todas sem vida.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.