Doutora Carini Bittencourt, candidata a vereadora por Barra Velha (SC), pelo partido Progressistas (PP), é uma figura de destaque no cenário social e comunitário do Sul do país. Gaúcha de nascença e catarinense de coração, Estado que adotou por amor, tem se tornado um exemplo de altruísmo e dedicação.
Doutora Honoris Causa em Direitos Humanos e Igualdade Racial, Carini acumula mais de 30 anos de serviços prestados às comunidades carentes, atuando em diversas frentes que incluem desde o apoio às mulheres, aos idosos e aos animais abandonados até a implementação de projetos inovadores na área de segurança pública. Carini decidiu pela política para trazer progresso à pequena cidade no litoral Norte Catarinense, que há quatro anos é o ‘seu lar’.

Formada em Gestão de Segurança Pública e Privada e Gestora de Políticas Públicas, Doutora Carini é capelã, juíza de paz, terapeuta e líder religiosa. “Todas as minhas formações são voltadas para a caridade, dedicação filantrópica e amor ao próximo. Não admito injustiça e muito menos saber que nossa cidade é próspera, que tem um potencial gigante, mas que está parada no tempo pela ingerência dos políticos que assumiram o coronelismo há décadas, e agem como se o dinheiro público fosse deles”.
“Minha trajetória de vida é marcada pela superação de desafios pessoais, pela dedicação contínua à luta pelos direitos da minoria e pela proteção dos mais vulneráveis, e é por isso que decidi enfrentar mais esse desafio, entrando na política em busca de uma oportunidade na Câmara dos Vereadores. Lá, além de representar todas as mulheres, poderei fiscalizar a aplicação desse dinheiro público e buscar, através de projetos sociais, melhorias para a nossa cidade que está tão esquecida no tempo, praticamente parada”.

SEGURANÇA – E não se pode falar em qualidade de vida, sem falar em segurança. “Quando vim morar em Barra Velha com minha família, percebi que nossa cidade tem uma deficiência muito grande no quesito segurança pública. Sabemos que esse é um problema sistêmico não só daqui, mas de várias outras partes do país, principalmente no quesito material humano”, pontua.
Carini continua: “Em Barra Velha por exemplo, temos mais viaturas do que policiais nas ruas. Hoje o número de agentes públicos é insuficiente para cobrir todo o perímetro da cidade, que a cada dia está recebendo mais pessoas. Prova disso é o Censo, que aponta Barra Velha como a cidade que mais cresceu nos últimos 12 anos quando o assunto é população”, lembra.
“Moro em Itajuba e sabemos que a cobertura policial é insuficiente. Diante disso, logo quando chegamos, idealizei o projeto SOS Vizinhos, um sistema de videomonitoramento, que, depois de implantado, reduziu significativamente os índices de criminalidade na região, promovendo maior segurança para os moradores. Na Câmara, poderei fazer com que esse projeto receba apoio das autoridades competentes, podendo assim, colaborar de forma oficial com as polícias”.
RECONHECIMENTO – A atuação de Doutora Carini ultrapassa as fronteiras do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ganhando reconhecimento em todo o país. Recentemente, foi homenageada por uma universidade paulista, durante cerimônia realizada na capital Paranaense, em reconhecimento à extensa contribuição às causas sociais quando recebeu o título de Honoris Causa.

VÍDA – E com uma infância marcada por dificuldades, Carini aprendeu desde cedo a lutar por seus ideais. Hoje, como mãe, esposa e profissional, ela dedica suas horas ao bem-estar da família e ao fortalecimento das comunidades carentes, sempre pronta para estender a mão àqueles que mais precisam.

“Sabemos que nada funciona sem a política, mas, a política só funciona com pessoas bem intencionadas. Tenho minha profissão, financeiramente sou muito bem resolvida e não busco uma cadeira na Câmara por dinheiro, mas sim porque tenho certeza que estando lá, vou conseguir ajudar muitas mais pessoas que de fato precisam”, concluiu.