O empresário Afrânio Luiz Melere, de 38 anos, candidato a prefeito de Barra Velha, cidade no Litoral Norte Catarinense, pelo partido Novo, chega com propostas inovadoras e pretende transformar a cidade.
E uma das principais mudanças a serem implantadas, já oficializadas no Plano de Gestão, é a profissionalização da administração municipal, contratando cargos de liderança por competência e perfil. “Sem pagamento de apoio político”, pontua Afrânio.
Natural de Fraiburgo, Oeste de Santa Catarina, Afrânio Luiz mora há 14 anos em Barra Velha, onde constituiu família e empresa do ramo madeireiro, estabelecida no bairro São Cristóvão. Afrânio é casado com a advogada Luana Rocha Generoso e juntos eles têm o pequeno Joaquim Generoso Melere.

HISTÓRIA – O empreendedorismo e a larga experiência com gestão, começou quando ele ainda era muito jovem e ajudava a família na roça.
Fatores fundamentais que contribuíram para que cultivasse a paixão pelo trabalho, pelo desejo de conquistar a independência e realizar os próprios sonhos. Lições que aprendeu em casa: “A importância da coerência ética, ou seja: praticar o que se prega”.
E na busca por novas oportunidades e desafios, Afrânio se mudou para Blumenau, no Vale do Itajaí, onde se formou em eletrotécnica e trabalhou como metalúrgico na Electro Aço Altona.
“Este período em Blumenau foi muito importante para mim. Lá aprendi ainda mais a me desenvolver como profissional, época em que meus pais também decidiram deixar o interior e virem para Barra Velha, atraídos pelo potencial econômico crescente que a região oferecia”, lembra Afrânio.
Já em Barra Velha, durante a formação em Serviço Social, Afrânio estagiou no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde enfrentou diversos desafios devido às condições inadequadas de trabalho. Dentre elas ‘a falta de carro pra fazer o trabalho de acompanhamento das pessoas em processo de reabilitação e recursos suficientes para a conclusão do tratamento das pessoas atendidas.’
“Essa experiência me gerou uma breve desilusão com a política, porém, serviu para reforçar minha convicção na necessidade de práticas consistentes e éticas em todas as esferas da vida profissional”, explica.
E foi em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, que ele encontrou esperança e inspiração. “Ao observar a implementação de boas práticas pela gestão pública atual, vi que os problemas antigos da nossa cidade também têm solução. O que falta é acabar com a velha política de apadrinhamento, a velha política do favor. Precisamos de pessoas competentes que queiram dividir seu conhecimento em prol de uma cidade próspera, pelo bem comum, não só apenas em si mesmas”.
Para Afrânio, a inclusão de profissionais técnicos e experientes em posições de liderança, é crucial para a eficiência da gestão pública.
Outro destaque é para a autonomia e a qualidade nos serviços oferecidos à população. “Se temos profissionais experientes, competentes e técnicos, não tenho dúvidas de que o serviço público irá funcionar em sua excelência”.
Apaixonado pela família, pelo trabalho e por Barra Velha, Afrânio está determinado a contribuir para a construção de um “novo futuro”.
“Meu maior desejo é que meu filho sinta orgulho de ser desta terra e tenha oportunidade para construir a vida dele aqui. E esse desejo estendo para os moradores da nossa cidade. Aqui temos um potencial gigante, que está apenas adormecido pela má administração, mas isso pode mudar quando na ponta tiverem pessoas de fato comprometidas com o bem-estar de todos, com o bem comum”, conclui Afrânio.
