A Polícia Civil de Santa Catarina por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (DEIC), cumpriu nessa sexta-feira, 07, Mandado de Prisão Preventiva, decorrente de investigação que apura roubos de cargas, e prendeu em flagrante, dois homens por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Ação ocorreu na cidade de Araquari no Norte Catarina.
Segundo o delegado Osnei Valdir de Oliveira, a investigação iniciou após a DFRC/DEIC tomar conhecimento do roubo de carga de toras de madeira ocorrido no dia 09 de julho na cidade de Garuva/SC.
A vítima relatou que foi abordado por criminosos na BR-101 próximo à balança. O motorista foi mantido refém durante horas, sempre sob a mira de arma de fogo. O caminhão e a carga foram recuperados no dia seguinte no estado do Paraná.
A Equipe de Investigação da DFRC, coordenada pelo delegado Osnei, iniciou investigação para identificar os autores. Foram realizadas diligências no Norte de Santa Catarina, sendo identificados dois envolvidos.
Durante a ação um dos presos tentou empreender fuga, sendo capturado pela ação rápida dos policiais civis da DFRC/DEIC. De acordo com o delegado, os investigados integram facção criminosa, e, originalmente atuam no tráfico de drogas nas cidades de Araquari/SC e São Francisco do Sul/SC, no entanto, buscam aumentar os lucros diversificando sua atuação.

“O roubo de cargas atrai criminosos de todos os ramos. Essa é uma tendência nacional e precisa ser fortemente combatida. São pessoas que apresentam alta periculosidade, expondo a risco vidas dos motoristas que atuam no transporte de cargas rodoviários [TRC]”, explicou o delegado.
O Mandado de Prisão foi cumprido no bairro Morro Grande em Araquari, onde foram apreendidos objetos/documentos que serão analisados pela Equipe de Investigação:
– 02 ARMAS DE FOGO
– PORÇÃO DE COCAÍNA
– 04 VASSOURINHAS [equipamento para localizar rastreadores]
– 104 Munições calibre .9MM
– 01 Carregador alongado para Pistola calibre .9MM
– Cartas/Comunicados de Facção Criminosa que seriam inseridos no Sistema Prisional
– 01 Mini Celular destinado ao uso dentro do Sistema Prisional
Denúncias relacionadas a Furtos e Roubos de Cargas devem ser encaminhadas para o e-mail deic-dfrc@pc.sc.gov.br da POLÍCIA CIVIL, sendo garantido o anonimato.
