Engenheiro de Minas e prefeito de Criciúma de 1966-1070, Ruy Hülse morreu nesta segunda-feira, 12, aos 98 anos de idade. O ex-deputado era filho do ex-governador Heriberto Hulse.
Eleito deputado estadual por três mandatos pela UDN, de 1955 a 1967, Hülse foi presidente da Assembleia Legislativa em duas oportunidades: em 1957 e em 1960.
Na administração municipal em Criciúma, Ruy Hülse criou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), atual Unesc, além de atuar junto ao governo federal para implantar a BR-101 a partir de sua cidade.
Liderou o Sindicato da Indústria de Extração do Carvão de Santa Catarina (Siecesc) e durante 21 anos colaborou na expansão do setor carbonífero, ajudando na criação da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).
Em 2016, lançou o livro “Ruy Hülse”, autobiográfico. Em 2018, outra obra de sua autoria: “O carvão mineral em Santa Catarina: uma visão fotográfica”.
O presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB), lamentou a morte do político. “Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-presidente da Alesc, Ruy Hulse, também ex-prefeito de Criciúma, que teve vida longeva e folha de serviços prestados à sociedade catarinense. Externo meus sentimentos aos familiares, certo de que fica seu exemplo a todos, e a memória compartilhada ela comunidade, em especial do Sul catarinense.”
Em 2013, Hülse foi entrevistado pela TVAL no programa “Fragmentos da História”. A íntegra pode ser conferida abaixo.