Um resgate delicado e arriscado, mas totalmente eficiente e com as devidas técnicas, salvou a vida de uma idosa de 66 anos de idade, que precisava urgente de cuidados médicos especiais.
O caso aconteceu na noite de quarta-feira, 31, por volta das 19 horas, na região Alto Palmeiras, Barragem do Rio Bonito na cidade de Rio dos Cedros em Santa Catarina, no médio Vale do Itajaí.
Segundo o Cabo Deywisson, da equipe de socorro dos Bombeiros Militares da cidade, a equipe de plantão do 3°Batalhão foi acionada para atendimento a uma vítima com suspeita de AVC, e, segundo o solicitante, não havia acesso via terrestre, somente por embarcação pelo lago.
Ainda durante o acionamento, a guarnição foi informada que populares já haviam deslocado até o local, partindo da Marina Palmeiras. A equipe então se deslocou até a referida Marina, onde, com apoio de uma embarcação local, fez o deslocamento para encontrar a vítima que já estava sendo trazida numa embarcação particular.
Assim que a embarcação foi localizada, dentro a vítima idosa, com sintomas de hipotermia moderada, precisou receber glicose, visto que poderia se ‘tratar de uma crise hipoglicêmica’.
Ainda de acordo com o chefe da equipe, ‘em paralelo foi aplicado manta térmica e cobertores, bem como proteção contra o vento e respingos do deslocamento, que se deu por aproximadamente 4 quilômetros’.
Após o transbordo para local seco e quente, foram retiradas as vestes molhadas e também subsistidos os cobertores molhados e aferidos sinais vitais. De imediato, já na viatura, a paciente foi transportada ao hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros, sob constante monitoramento, manutenção da temperatura corporal e com oxigênio suplementar. O estado atual de saúde da vítima não foi informado.