A Polícia Militar de Navegantes, no Litoral Catarinense, foi acionada por meio da Central de Emergências, através do 190, para atendimento de uma ocorrência de omissão de cautela. Segundo o pedido de socorro, haviam dois animais soltos nas proximidades da rua Arnaldo Passos no Centro da cidade, que ‘supostamente teriam atacado uma criança’.
Ao chegar ao local, a guarnição policial ajudou na contenção de um dos animais, em conjunto com a equipe do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), tomando em seguida o depoimento das testemunhas para elaboração do boletim de ocorrência correlato.
Durante a tomada do depoimento as testemunhas confirmaram que o cachorro teria atacado a criança e quem seria o ‘tutor’. Em diligências realizadas a Polícia Militar logrou êxito em encontrar o autor que seria o dono dos animais.
Em seguida ele foi conduzido à Central de Plantão Policial na cidade vizinha de Itajaí, para prestar depoimento pelos crimes de Omissão de Cautela na guarda de animal e Lesão Corporal.