O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público de Santa Catarina, em apoio à investigação conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha, cumpriu três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Barra Velha.
Dentre os presos, segundo informações extraoficiais apuradas pela reportagem, está um ex-diretor da Defesa Civil de Barra Velha, cidade litorânea ao Norte do Estado. Recentemente outra operação do Gaeco que investiga desvio de dinheiro público, formação de quadrilha e corrupção, foi deflagrada no município e 8 pessoas foram presas, entre elas o prefeito Douglas Elias da Costa (PL).
INVESTIGAÇÃO – De acordo com a investigação do Ministério Público, os responsáveis por fiscalizar o cumprimento das penas alternativas teriam recebido ilicitamente valores de apenados para deixar de efetivamente supervisionar o cumprimento das sanções e, assim, atestar o cumprimento de horas que seriam devidas sem que os beneficiários tivessem efetivamente realizado as obrigações ou serviços comunitários a eles impostos. A investigação prossegue em segredo de justiça.
GAECO
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC