O Pronto Atendimento (PA) 24h de Barra Velha, recebeu mais uma melhoria. O setor agora passa a contar com Laboratório de Análises Clínicas, instalado dentro da unidade. O novo serviço atende as solicitações feitas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Para o prefeito Daniel Cunha, o laboratório trará mais segurança para pacientes e equipe médica, auxiliando nos diagnósticos dos casos atendidos. “Esse era um anseio antigo dos moradores de Barra Velha. Com o laboratório iremos agilizar o atendimento ao paciente com um diagnóstico rápido e seguro”.
O enfermeiro e coordenador do PA, Felipe Chaves, conta como será o atendimento dos pacientes ao novo espaço, inaugurado na sexta-feira,21. “Durante consulta, se solicitado pelo profissional, havendo a necessidade, o material será coletado e analisado. Após a conclusão, o laboratório disponibilizará o resultado para o médico solicitante. Durante esse processo, o paciente aguarda na unidade”, explica Felipe.
O tempo mínimo de espera é de uma hora e vai depender da quantidade de exames realizados no momento. A estrutura está capacitada para ofertar até 50 procedimentos por dia.
A secretária de saúde, Lilian Ramos, explica os critérios utilizados nas solicitações: “Os pedidos de exame são feitos mediante critério clínico e de acordo com a lista de exames preconizados pelo Ministério da Saúde”. Não será feito atendimento ao público externo, sendo o local de uso exclusivo dos pacientes de urgência e emergência.
Lilian destaca que as solicitações de exames laboratoriais feitas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde UBS dos bairros, continuam a ser atendidas pelos quatro laboratórios já credenciados na rede pública de saúde.
O laboratório segue o mesmo horário de funcionamento do PA, com uma equipe de 8 pessoas, trabalhando 24 horas por dia.