As pré-campanhas vão tomando forma em todo o Brasil e na cidade de Barra Velha, no litoral Norte Catarinense, não é diferente. E alguns projetos defendidos pelos pré-candidatos começam a se ajustar. Thiago Pinheiro, do Progressistas, defende que Barra Velha implante um sistema de ‘teleconsultas’ para facilitar o acesso da população à consultas e renovações de receitas, por exemplo.
“Várias cidades já usam a teleconsulta para diminuir filas e agilizar a liberação de receitas”, ressalta Pinheiro. Segundo ele, saúde é uma das demandas mais citadas nas reuniões comunitárias e a alternativa é viável e depende apenas “de uma administração inovadora e eficiente”. Ele pontua que a opção já está prevista no Sistema Único de Saúde (Sus), inclusive em cidades como Florianópolis e Gaspar.

No site do Governo Federal, a consulta médica de forma remota, ou seja, pela Internet, é uma escolha que possibilita o contato com o profissional da saúde e serviços oferecidos pelo Sus, a exemplo de prescrições médicas por exemplo. “Têm gente que acorda às 4 horas da manhã para enfrentar uma fila e resolver algo que levaria poucos minutos através do próprio celular. A tecnologia existe para nos ajudar. É inadmissível em pleno 2024 a gente não ter o serviço em Barra Velha”, reforça.
Em Gaspar, o projeto citado por Thiago Pinheiro se chama “Alô, Gaspar” e possui telechamada com atendimento 24 horas. Já em Florianópolis, o projeto se chama “Alô Saúde Floripa” e se apresenta como um atendimento “pré-clinico” via telefone, videochamada ou chat.
“Importante lembrar que a ‘teleconsulta’ não irá acabar com as consultas presenciais, mas servirá como mais uma alternativa de atendimento, buscando ampliar o acesso à saúde e reduzindo filas”, conclui Thiago Pinheiro.
Texto: Assessoria de Comunicação