A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu na tarde de terça-feira, 16, um mandado de busca e apreensão na cidade de Rio do Oeste, no Vale do Itajaí. Na casa do suspeito, investigado por vários crimes de furto, fora apreendida uma farta quantidade de materiais de uso exclusivo do Exército Brasileiro (EB).
Na casa do suspeito de 56 anos de idade, foram encontradas granadas e uma variedade de munições de calibres específicos e de uso restrito das Forças Armadas.
O suspeito, que já havia sido investigado pela subtração de itens como portões de alumínio e bicicletas, foi preso após o armamento ser encontrado. Ele afirmou aos oficiais que as munições e granadas eram parte de uma coleção pessoal e que os itens foram adquiridos durante seu período de serviço militar obrigatório.
Entre os materiais apreendidos estavam granadas intactas e deflagradas, além de munições de diversos calibres, que variavam de .50 BMG a 9mm.
Devido ao flagrante, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Rio do Sul, enfrentando acusações baseadas na Lei 10.826/03, que regula a posse e o comércio de armamentos no Brasil.
Ao todo, foram apreendidos 2 granadas de mão intactas, 1 granada de mão deflagrada, 2 munições calibre .50 BMG intactas, 33 munições calibre 7.62 x 51 mm intactas, 2 munições calibre 12 GA intactas, 1 munição calibre 28 GA intacta, 4 munições calibre 20 GA intactas, 5 munições calibre .38 SPL intactas, 13 munições calibre .32 SW intactas, 5 munições calibre 6,35 mm intactas, 4 munições 7,65 x 17 mm Browning intactas, 4 munições calibre .380 ACP intactas, 7 munições calibre 9mm intactas, 3 munições calibre .45 Mag intactas, 1 munição calibre .44 Mag intacta, além de estojos destas munições deflagrados.