Aos 38 anos de idade, a gaúcha Carini Bittencourt, mais conhecida como “Doutora Carini”, filiada ao partido Progressista, se lançou como pré-candidata a cargo de vereadora em Barra Velha. O lançamento ocorreu na última sexta-feira, 05.
Com mais de 4 anos morando no município litorâneo catarinense, Carini, conhecedora voraz dos reais problemas enfrentados na cidade, se colocou à disposição para com a população, buscar soluções junto ao executivo e outras esferas, contra as mazelas enfrentadas pelo povo.
“Se for da vontade dos orixás e do povo, estou à disposição. Não sou apenas uma moradora, pagadora de impostos, quero poder fazer mais pelo meu povo, pelos meus amigos, pelas pessoas que precisam, pela minha família e pelos meus filhos. Vivemos numa das regiões mais prósperas, mas que está estagnada por desmandos, travada pela burocratização. Precisamos alavancar nossa cidade e consequentemente trazer investidores e desenvolvimento”.
Carini há décadas luta pelas causas animais, pelos idosos e agora mais especificamente também busca alavancar seu trabalho em prol da segurança pública e privada, direito e proteção das mulheres e pela igualdade religiosa.
“Em Barra Velha, das atuais nove cadeiras, não temos sequer uma representante feminina na Câmara de Vereadores, nada contra os parlamentares que nos representam, mas como um homem vai saber de fato das necessidades das mulheres? As nossas causas, as nossas lutas? Também não existe no município uma secretaria voltada para o público feminino. Isso é um completo absurdo ainda mais na era em que vivemos. Quando uma mulher é vítima de violência doméstica familiar, tem de ser transferida para outra delegacia, outra cidade. Como essa vítima vai ser amparada, tratada, se aqui não tem sequer o primário? Precisamos mudar isso”, pontuou Carini.
Segundo Carini, ela se compromete com os munícipes, que lutam por mudanças e melhorias em prol de todos, não apenas de uma minoria.
“Também precisamos fomentar a segurança pública e privada. Conhecemos e sabemos o papel que as polícias desenvolvem na região, mas infelizmente não é suficiente, por falta de material humano, pois temos proporcionalmente mais viaturas que policiais nas ruas. Em Itajuba já está funcionando a um ano, um projeto piloto meu, de vídeomonioramento, e não queremos trabalhar contra a polícia, mas sim a favor dela”.
Carine lembra ainda que Barra Velha foi a segunda cidade, de acordo com o último senso do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], que mais cresceu em Santa Catarina. “A segurança pública estagnou, não acompanhou esse crescimento”.
“Outro ponto que vou lutar é a favor da igualdade religiosa. Triste termos de lutar por isso, porque o direito à crença, ao credo, a escolha de quem ou no que ter fé, não deve ser questionado, e uma das religiões que mais enfrentam discriminação e preconceito são as de matriz africana. Isso é ainda mais inadmissível. Cada um tem o direito de escolha”, ressaltou.
HISTÓRICO – Sempre ativa e participante, Carini luta na política desde a juventude, porém, essa é a primeira vez que tenta uma vaga pelo legislativo municipal.
“Até então sempre estive nos bastidores, desenvolvendo trabalhos sociais, mas decidi tomar frente, porque não tenho medo de colocar a cara e lutar pelo meu povo”, afirmou Bittencourt.
Carini é Doutora em Direitos Humanos e Igualdade Racial, é formada em Capelania pela Faculdade FEBRAICA de São Paulo e em Teologia Africana, é Juíza de Paz e Terapeuta. Além disso está finalizando o curso de Gestão em Políticas Públicas pela UNICORP.
“Meu objetivo é ajudar o povo, como sempre fiz dentro das minhas possibilidades. Lá dentro da Câmara poderei tornar essa ajuda mais constante”, afirmou Carini, enfatizando a determinação em buscar uma política transparente e correta para o povo barravelhense.
SERVIÇOS SOCIAIS – Com mais de 20 anos de atuação forte envolvendo questões com crianças, idosos e animais, Doutora Carini Bittencourt, está à frente da ONG (Organização Não Governamental) Ilé Asé Adague Esú Ojuolona, que nasceu no Rio Grande do Sul.
A Ong tem por objetivo realizar trabalhos sociais em prol dos mais necessitados, pessoas carentes e em situação de rua. “E aqui em Barra Velha, em Santa Catarina, não é diferente. Regularmente angariamos e distribuímos alimentos, roupas, móveis e utensílios domésticos. Nossa atuação expressiva tem sido nos bairros Itajuba, São Cristóvão e no loteamento Figueirinhas”, finalizou.