Mais um caso de afogamento seguido de fatalidade foi registrado na costa de Santa Catarina, dessa vez em Barra Velha, cidade ao Norte do Estado. Um banhista acabou morrendo após se negar obedecer a ordem dos Guarda Vidas Civis (GVC) e entrar numa corrente de retorno. A tragédia ocorreu no final da tarde de sábado, 27.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar que atende a região, a ocorrência chegou ao conhecimento do número de emergência, por meio do 193, por volta das 16h30, quando os socorristas se deslocaram em urgência à praia do Cerro, distante aproximadamente 15 minutos do Centro do município, onde está instalada a corporação do CBM.
Esse tempo de deslocamento leva em consideração as boas condições de trafegabilidade. Mas, nem isso foi suficiente, independente da agilidade até a chegada das equipes e a presença dos Guarda Vidas Civis que já estavam no local, a vítima acabou morrendo e o corpo só foi localizado cerca de duas horas depois.
Ainda conforme o CBM, os GVC avistaram o momento em que a vítima, na companhia de um grupo de pelo menos outros três homens, entrou no mar. Ao serem alertados do perigo, os amigos voltaram, mas o homem decidiu seguir e acabou arrastado pela Corrente de Retorno.
O acidente ocorreu em frente ao Posto 9 na Praia do Cerro e o homem sequer teve tempo de pedir socorro, foi submergindo rapidamente. De imediato os GVC deram início a tentativa de resgate. Além dos bombeiros que já estavam em deslocamento, uma equipe da ‘motoaquática’ e do helicóptero Águia-07, também estiveram no local, mas em vão.
O corpo só foi localizado cerca de duas horas depois, retirado do mar e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame e liberação aos familiares para sepultamento.
Se você não sabe o que exatamente é uma corrente de retorno e os perigos que ela pode trazer à vida, clique no link a seguir.