O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Barra Velha promoveu uma Festa de Natal para os pacientes da instituição. O ponto alto da confraternização foi a chegada do Papai Noel. O personagem entregou presentes aos participantes dos grupos de apoio e distribuiu doces para a comunidade local.
O CAPS atende pacientes com doenças graves relacionadas a transtornos de humor, ansiedade, psicose e transtorno mental, casos que exigem o suporte psiquiátrico junto ao acompanhamento de especialistas da doença associada a cada diagnóstico.
Segundo o secretário adjunto de saúde, Maurício Coimbra, “Com esse evento buscamos integrar o trabalho executado no Caps com as famílias dos pacientes. Esse momento de união mostra que o Caps é para todos, e está sempre de portas abertas para receber quem precisa”.
O evento aconteceu a partir das 14 horas e começou com a recepção do Papai Noel pelos frequentadores do serviço de saúde mental. Em seguida todos se reuniram para a distribuição dos presentes. A coordenadora do Caps, Viviane Montanari explica como funcionou a ação.
“Cada aluno dos grupos de apoio, (oficinas), foi orientado a escrever uma carta ao bom velhinho, fazendo um pedido de natal. Todas as cartas foram recebidas e apadrinhadas pelos servidores do Caps e por membros da comunidade, assim conseguimos entregar cerca de 100 presentes aos participantes das atividades”
O Caps conta com cerca de 2 mil pacientes. No entanto, apenas alguns são direcionados ao cuidado nas oficinas. A indicação para este tipo de tratamento é feita mediante avaliação clínica, e obedece a critérios médicos específicos para cada situação. As oficinas incluem pintura em telas, desenhos, costura e aula de Pilates.
A presença da família desses pacientes faz a diferença no trabalho prestado, aponta Viviane, “o apoio dos familiares, aliado ao tratamento psicoterapêutico, pode representar um cuidado mais humanizado para as pessoas com sofrimento mental e também um melhor entendimento por parte da família de todo o amplo contexto da doença enfrentada”.
Os pacientes registraram o momento de alegria e tiraram fotos para recordar a confraternização. O dia terminou com servidores, familiares e pacientes juntos em um delicioso café da tarde. O encontro ocorreu na última quarta-feira, 14.