O Governo do Estado de Santa Catarina lançou o Programa CNH Emprego na Pista, com o objeto de fornecer de forma gratuita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com adição do Exercício de Atividade Remunerada (EAR), a 30 mil pessoas no Estado.
O lançamento foi feito pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) catarinense, Kennedy Nunes. O objetivo, segundo o governador, é oportunizar o acesso a vagas de emprego que exigem a CNH, além de promover a ascensão de condutores a outras categorias.

As vagas disponibilizadas serão divididas entre as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão, ônibus e outras), e E (carreta e outras). Para a primeira habilitação nas categorias A e B serão 10.870 e 5.920 vagas, respectivamente. Nas categorias D e E serão 13.210 vagas, sendo 5.500 para a categoria D e 7.710 para a categoria E.
Para acessar o Programa, alguns requisitos são necessários, veja abaixo:
Categorias A e B
- Estar inscrito no Programa de Assistência Social Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, ter renda familiar de até três salários mínimos;
- A inclusão de EAR na categoria A exige ter mais de 21 anos e já estar habilitado na categoria. Nesse caso, terão preferência os que já trabalham como motofretistas, segundo o Governo do Estado.
Categorias D e E
- O candidato precisa ter dois anos, no mínimo, na categoria B, ou um ano na categoria C;
- Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
- Terão preferência os que já trabalham como motoristas de aplicativo e querem mudar para as categorias D e E.
Como se inscrever
Para a inscrição, os interessados devem acessar o programa pelo site do Detran, onde irão responder algumas perguntas que avaliam se o candidato é apto. Se aprovado, será aberto um cadastro para a pré-inscrição no programa.