DaniMeller.comDaniMeller.com

    Assinar para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da (nome da empresa) sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    11 de julho de 2025

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025

    Banda austríaca Die Draufgänger é atração confirmada na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau

    11 de julho de 2025
    Facebook Twitter Instagram WhatsApp
    Facebook YouTube WhatsApp Instagram
    DaniMeller.comDaniMeller.com
    • Início
    • Polícia
    • Política
    • Geral
    • Trânsito
    • Nacional
    • Internacional
    • Esportes
      • AirSoft Brasil
    • Entretenimento
    • Opinião
    DaniMeller.comDaniMeller.com
    Início » HISTÓRICO – Casa de Palmitos ressurge no aniversário de 62 anos de Barra Velha
    Cultura 5 Mins Read

    HISTÓRICO – Casa de Palmitos ressurge no aniversário de 62 anos de Barra Velha

    Reabertura da única casa feita com troncos encaixados de palmito no Brasil, datada dos anos 40, simboliza espaço próprio e nobre para o novo Centro Cultural barra-velhense. Inauguração ocorre nesta quarta-feira
    Redação6 de dezembro de 2023
    Compartilhe via... WhatsApp Facebook Telegram Twitter Email
    A Casa de Palmito é o primeiro grande imóvel de veraneio construído em Barra Velha, no início dos anos 40 Foto: Divulgação
    Compartilhe.
    Facebook WhatsApp Telegram

    Acesse nossos grupos de WhatsApp, salve nosso contato e fique por dentro de todas as notícias.

    O ponto alto da programação do 62º aniversário do Município de Barra Velha acontece nesta quarta-feira, 06, com a inauguração do Centro Cultural Casa de Palmito, que será aberto à comunidade local na véspera do aniversário da cidade, na Praça Lauro Carneiro Loyola. O evento começa às 19 horas.

    A Casa de Palmito é o primeiro grande imóvel de veraneio construído em Barra Velha, no início dos anos 40. Reinou absoluta no Costão dos Náufragos por mais de sete décadas, e foi construída por Walter Becker, o paranaense que também doou a primeira estátua de Cristo para o alto do morro.

    Siga-nos no Instagram, clique aqui, acesse e compartilhe

    Durante a solenidade de inauguração, uma exposição fixa sobre a história do imóvel será aberta ao público. No decorrer do ano vão ocorrer mostras de artistas da cidade, os quais devem procurar o Compac para as propostas de projeto. O auditório, que também compõe o projeto, será aberto à comunidade, sob agendamento. Durante a inauguração, o nome de Walter (Wald) Becker, construtor do imóvel, será reverenciado e a companheira, dona Erna Bisewski, receberá o nome do auditório.

    Também na inauguração, haverá a exposição de trabalhos de alunos do professor Juliano Bernardes, da Escola Básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas, sobre a história da casa – evento que marca também os 50 anos da “Gasino”.

    Walter – ou Wald, em algumas grafias – viveu na casa com a companheira, Erna, até a morte. Ela seguiu morando no imóvel, com o sonho de que fosse preservado. Com a morte de dona Erna, a casa entrou em inventário e passou, simultaneamente, por um processo de tombamento. Na Justiça, assegurou-se a preservação – o terreno original, porém, ficou com os herdeiros.

    Após anos de negociações, a empresa representante dos proprietários, Barra Sete, assinou termo de ajuste de conduta, e por orientação do Compac e com aval do prefeito Douglas da Costa (PL), o imóvel foi transferido para a Praça Loyola, em meticulosa ação de preservação custeada pela empresa, que contratou restauradores profissionais para o projeto desafiador.

    A empresa Alianza Engenharia e Construções, contratada pela Barra Sete, conseguiu devolver a Barra Velha a Casa de Palmitos com as características praticamente originais, com o trabalho dos engenheiros Sheila Prochnow Okivet, Luiz Eduardo Melara e Rafael Bueno Gretter, além do arquiteto Jonathan Carvalho. A arquiteta Denise Freitas, do Compac, supervisionou o trabalho, assim como a mestra em Patrimônio Angelita Borba de Souza e o professor Juliano Bernardes, este presidente do conselho.

    No início dos anos 2000, foram Juliano e Angelita que lançaram a campanha pela preservação da Casa de Palmitos – incluindo ações como pedágios culturais em defesa da casa, abraço simbólico ao imóvel e anos mais tarde, o processo de tombamento, a cargo de Juliano, do advogado e então vice-prefeito Fábio Brugnago (PSD) e do então prefeito Claudemir Matias (PSB).

    Segundo Juliano, após o processo resultar no tombamento do imóvel, que resultou em sua proteção legal, um fato emocionante aconteceu: dona Erna, que sempre pediu às autoridades a preservação da casa, faleceu uma semana depois de receber a notícia da preservação, dada pelo próprio Juliano e por Ademar Ramos, atual integrante da Fumtec.

    Sheila Okivet, engenheira da Alianza, enfatiza que os palmitos originais usados nas paredes da casa (que a tornam única no Brasil) praticamente revestiram toda a área externa do imóvel, garantindo com grande fidelidade a originalidade do imóvel; portas e janelas também foram reaproveitadas.

    O esmero no trabalho da Alianza, segundo Sheila, ficou tão evidente, que até as cantoneiras arredondadas que permitem o fechamento das frestas nos troncos de palmitos encaixados um a um para constituição das paredes foram personalizadas. “Como esses troncos tinham diâmetros diversos, cada cantoneira é única, cortada especificamente para cada bloco”, comentou ela.

    O uso de madeiras novas na construção também foi pensado de maneira a que se possa identificar o que é original na obra, e o que é fruto do restauro. A casa ganhou luminárias, novo assoalho – já que o original estava destruído – e também escadaria e sótão foram recriados.

    Foram instalados banheiros adaptados e cozinha. Uma varanda de vidro, acesso lateral da casa, foi acrescida ao projeto, elaborado pela empresa Ornato, sob supervisão da Alianza, que coordena várias obras de restauração na região. A arquiteta Denise Freitas também acompanhou o processo.

    A Ornato e a Alianza, contratadas pelos investidores após o termo de ajuste visando desmonte e retirada do madeirame original, buscaram preservar ao máximo a casa original. Tudo que podia ser reaproveitado foi conservado pelos técnicos que desmancharam a casa original – principalmente os troncos de palmito ainda resistentes ao tempo em mais de seis décadas.

    Todas as peças foram retiradas, classificadas e numeradas com plaquetas, visando a reconstrução. O trabalho foi elogiado por engenheiros como Filipe Oliveira, que também presidiu o Compac.

    Mais eventos

    A programação de aniversário de Barra Velha começou neste sábado (2), com a Copa Santa Catarina de Bandas e Fanfarras, também na Praça Lauro Carneiro de Loyola, e contará ainda com apresentações culturais e entrega do bolo de aniversário, no dia 7, que é feriado municipal. Segundo o presidente da fundação, Pierre Costa, haverá ainda Auto de Natal, chegada do Papai Noel, ambos no dia 9, e encontro de Para-motor, além de torneio de Beach Tennis no dia 10.

    A ação além da empresa Barra Sete, que reconstruiu o imóvel, em conjunto com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Fumtec) e demais setores municipais.

    Assessoria de Imprensa Compac/Juvan Neto

    aniversário Destaques palmitos
    Share. WhatsApp Telegram Facebook Twitter Email
    Previous ArticleLATRONIS – PC e PM desmantelam bando que furtava e adulterava caminhonetes de luxo em Barra Velha
    Next Article Polícia Civil aponta queda nos casos de mortes violentas em Santa Catarina

    Related Posts

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    11 de julho de 2025 Geral
    Leia mais..

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025 Geral
    Leia mais..

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025 Polícia
    Leia mais..
    Manter contato
    • Facebook 5
    • Instagram
    • YouTube
    • WhatsApp
    Não perca
    Geral

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    Redação11 de julho de 2025

    De janeiro a junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou…

    Leia mais..

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025

    Banda austríaca Die Draufgänger é atração confirmada na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau

    11 de julho de 2025

    Assinar para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da SmartMag sobre arte e design.

    Facebook Instagram WhatsApp
    • Início
    • Política
    • Mundo
    © 2025 by In9 Tecnologia.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.