Comemorado no dia 14 de novembro desde o ano de 1.991, o Dia Nacional e Internacional do Diabetes relembra a sociedade sobre os riscos enfrentados com a doença. Neste ano, o tema da campanha, criada pelo Ministério da Saúde, é: “O Acesso aos Cuidados da Diabetes”.
Segundo dados do sistema olostech, utilizado nas instituições de saúde, Barra Velha conta com 4.209 pacientes diabéticos, 1.702 homens e 2.507 mulheres. O valor representa o percentual de 9,27% da população do município.
Segundo o secretário de saúde local, Rogério Pinheiro, vários são os serviços ofertados pelo município, destinados aos diabéticos; “Contamos com acompanhamento especializado, endocrinologistas no sistema Telemedicina e no Tratamento Fora de Domicílio – TFD, oftalmologista na Policlínica e atenção nutricional aos diagnosticados com o diabetes”.
Nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, pessoas portadoras do diabetes recebem apoio integral com diversas opções de atendimento.
De acordo com a coordenadora das UBS, Angelita Lourenço, destacam-se a oferta de consultas médicas por livre demanda ou agendamento, exames laboratoriais periódicos, disponibilização do exame HGT, feito por coleta de sangue, (consiste em perfurar o dedo do paciente com uma pequena agulha, colher gotículas de sangue e submeter a análise em aparelho medidor da glicose) e a promoção de ações como o Hiperdia – grupo de apoio com palestras e orientações.
O diabetes é um problema crônico no qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente essa substância. O médico clínico geral da UBS itajuba, Israel Morales, explica como a doença afeta o organismo: “A insulina, é um hormônio, produzido pelo pâncreas, órgão responsável pela manutenção da metabolização da glicose. A falta, insuficiência ou disfunção de insulina leva ao aumento das taxas de açúcar no sangue”.
Para diagnosticar a doença é preciso estar atento aos sinais e sintomas. Conforme a enfermeira Sónia Ramalho, os pacientes considerados pré diabéticos tendem a apresentar fome frequente, sede constante, intensidade na vontade de urinar, perda de peso, fadiga, mudanças frequentes de humor, náuseas e vômitos.