A capital Florianópolis e outros 136 municípios de Santa Catarina enfrentam um momento delicado. As fortes chuvas que atingiram o Estado levaram o Governo a declarar situação de emergência.
Muitas famílias estão desabrigadas, estradas foram interditadas e a população busca meios de se reerguer diante do cenário adverso. As cidades de Taió e Rio do Sul, que já haviam sido atingidas, sofreram ainda mais durante a madrugada dessa segunda-feira, 09.
A enchente e a força das águas em alguns pontos chegou atingir o 2º piso de algumas edificações.
Imagens capturadas pelo Exército Brasileiro na tarde dessa segunda, 09, mostram o prejuízo que a enchente causou a cidade. Muitas casas ficaram totalmente debaixo d’água, e em a algumas o nível da chegou até o primeiro piso.
O prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, chegou fazer um apelo ao Governo e ao Exército Brasileiro para que enviasse auxílio à região. Dezenas de pessoas tiveram suas casas invadidas pela água e a forte correnteza prejudicou ainda mais a situação das pessoas atingidas. Hoje o major de Brigada Marcio Trindade está no local e prestou apoio às autoridades.

Mobilização do Exército Brasileiro
Em resposta rápida a essa situação, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada lançou a Operação Ânimo Forte. Um contingente significativo de militares se deslocou ainda na sexta-feira para o médio Vale do Itajaí, inclusive com apoio de militares do Paraná.
Acompanhe a entrevista que o Major concedeu ao Portal danimemller.com ainda no sábado, 07.
A operação tem como objetivo principal é estar ao lado da Defesa Civil e oferecer todo o suporte necessário à população local. Seja no resgate de pessoas, na distribuição de mantimentos ou na reconstrução de áreas danificadas, o Exército está pronto para atuar.
Além do pessoal, viaturas, embarcações, aeronaves, inclusive não tripuladas, e especialistas, também da área médica, foram para Blumenau, onde até então, segundo o Major de Brigada, seria a região mais afetada até aquele momento.
Taió
Na manhã dessa segunda, 09, 80 militares que fazem parte da operação e que já estavam em Blumenau, seguiram para Taió para prestar apoio às equipes, inclusive de voluntários que já estavam no local. A operação segue por tempo indeterminado.
Braço Forte, Mão Amiga
O lema “BRAÇO FORTE! MÃO AMIGA!” do Exército Brasileiro nunca fez tanto sentido. Em momentos de crise, a presença militar traz segurança e esperança à população. A Operação Ânimo Forte é um exemplo claro do compromisso do Exército em servir e proteger os cidadãos, mostrando que, mesmo diante das adversidades, a união e a solidariedade prevalecem.
A Esperança Renasce
A mobilização do Exército em Santa Catarina é um sinal de que, mesmo nos momentos mais difíceis, o Brasil não está sozinho. A Operação Ânimo Forte é uma luz no fim do túnel para muitos catarinenses, e a presença dos militares na região é um lembrete de que a esperança sempre renasce, mesmo após a tempestade.