Na última semana de setembro o Corpo de Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú, ganhou um casal de cães da raça ‘Rastreador Brasileiro’, considerada a melhor raça para rastreio do Brasil usada na localização e resgate de pessoas.
Segundo o comandante da instituição, Rodrigo Caetano, a doação foi intermediada pelo aluno Matheus, do curso de formação de bombeiros Voluntários. Matheus além de participar do curso, é experiente na atividade com cães.
“A raça é única no estado de Santa Catarina e era considerada extinta do país desde a década de 70. Como o Estado tem o único casal da raça, podemos dizer que os Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú têm a melhor raça de cão para rastreio do Brasil”, explicou o comandante.
Segundo ele, os animais irão passar por treinamentos de ‘faro’ pelos próximos 2 anos, para terem condições de serem certificados para buscas e resgates.
AUXÍLIO – Para auxiliar nessa tarefa e na manutenção do casal de cães, a instituição irá a partir de agora, receber total apoio das empresas Real Pet e Farmina BR. “Como parceiros do projeto, as empresas irão patrocinar os cães, com ração de alta qualidade, vacinas, vermífugos e vitaminas”.
O comandante pontua ainda que o adestramento para este fim exige muito treinamento e envolvimento ‘homem animal’, e que para o Binômio ter condições de acessar um ambiente para tal finalidade, o animal precisa desse período de treinamento para atingir as certificações necessárias para as atividades.
O Comandante lembra que vários casos de pessoas desaparecidas em região de mata já foram registrados no município. “Uma delas foi encontrada graças a tecnologia, com auxílio de drone que a corporação possuí, porém, em ambientes de mata é difícil localizar ou visualizar, o que torna os cães farejadores fundamentais”.