A prefeitura de Porto Alegre determinou nesta segunda-feira, 25, o fechamento preventivo do sistema de comportas para evitar inundações causadas pelo Guaíba. A medida leva em conta a previsão de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul, além de rajadas de vento que devem represar a água.
“Daremos inicio no início da tarde [ao fechamento]. São oito portões que estão ainda abertos porque os seis que não funcionam estão fechados há bastante tempo. Vai ser um fechamento preventivo porque a gente entende que não se faz isso em 10 minutos, em 2 horas, então, não podemos esperar. Não pode chegar 3h, a água tá batendo no Cais Navegante e a decisão não ser tomada”, disse o prefeito Sebastião Melo.
A última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o Guaíba registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.
O Guaíba começou a encher devido à chegada da água do Rio Taquari, que recebeu as chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul na semana passada. Além disso, o RS está sob o efeito de uma frente fria que causa chuva e vento.
De acordo com a Defesa Civil, a régua que mede o nível do lago no Cais Mauá, um dos pontos turísticos da capital do estado, aponta que a água está em 2,75 metros, 20 centímetros acima da cota de alerta. A cota de inundação do manancial é atingida quando o nível chega a 3 metros, ou seja, 25cm acima do nível atual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/y/2eReCzRvSJPXhEAeJSAg/bom-dia-rio-grande-limpo-bdrg-1409-frame-26427.jpg)
Água do Guaíba tomou conta das ruas e gerou ondas — Foto: Reprodução/RBS TV
Créditos: G1 RS