Um confronto armado que culminou na morte de um foragido da Justiça, teve os detalhes da operação divulgados pela Polícia Militar do 31° Batalhão de Santa Catarina. Tudo teria tido início por volta das 19h30 de quarta-feira, 13, como divulgado aqui no Portal.
“Totonho”, assassino, assaltante, traficante, e, na lista de passagens pela polícia crimes como associação para o tráfico e porte ilegal de arma restrita em território brasileiro, foi identificado como M.A.S. J., de 28 anos de idade, e estava foragido do presidio de Canhanduba em Itajaí.
Segundo o comandante do 31° Batalhão, Tenente Coronel Éder Jaciel, na noite de ontem as guarnições que já investigavam o paradeiro de Totonho, receberam a informação de que ele estaria homiziado na região de Canelinha, entretanto, ‘não era sabido o local exato do mesmo’.
Após investigação com o apoio da Agência de Inteligência, a principal suspeita é de que Totonho estaria praticando tráfico de drogas, e armado, num bordel localizado em área rural na rua Maria Anreu Orsi, no Nova Descoberta em Tijucas.

Totonho, que também era apontado como autor de um roubo que ocorreu no mesmo bairro, estava sendo investigado pelo assalto e existia ainda a possibilidade de com ele, haver um veículo produto de roubado.
Em viatura descaracterizada, as equipes monitoraram o local durante um bom tempo, até que, flagraram o instante em que um terceiro indivíduo, desconhecido, chegou ao Bordel de moto, entrou e logo depois saiu. Ao ser abordado, de posse de uma porção de 3 gramas de cocaína, ele confirmou ter adquirido o entorpecente diretamente de ‘Totonho’.
A campana teve continuidade até Totonho ser avistado na varanda do imóvel. Como o local é de área rural e o bordel possui fundos para a mata, ‘foi solicitado apoio de outra viatura a fim de realizar a abordagem e evitar possível fuga’.
Após garantido o cerco nos fundos do imóvel, outras equipes se mobilizaram na parte da frente para realizar a abordagem do suspeito. Ao perceber que poderia ser preso, Totonho saiu correndo para os fundos, mas não imaginava que estaria indo justamente de encontrou aos policiais do Tático.
Correndo, ele sacou uma pistola e mesmo depois de ter sido alertado para ‘largar a arma’, disparou contra a equipe, que revidou com três disparos. Em seguida o resgate foi acionado e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – e dos Bombeiros, estiveram no local, momento em que o óbito foi declarado.
Equipes da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícia – IGP – e Instituo Médico Legal – IML – também estiveram no local. Após todo o trabalho o cadáver foi removido e posteriormente liberado aos familiares para sepultamento.
SARSILMAZ – Conhecida como pistola metralhadora, ainda de acordo com o comandante, Totonho estava de pose de uma ‘Sarsilmaz’, uma arma Turca, 9mm, com numeração raspada e carregada com 16 munições. “Essa é uma arma com seletor de tiro para rajada, proibida no território brasileiro”, explicou Éder.
Além disso, após vasculhar o local, fora encontrada ainda uma, motocicleta CB 250 Twister furtada em Palhoça. Os peritos em revista pessoal a Totonho, encontraram em uma pochete, 11 buchas de cocaína embaladas e prontas para a venda, uma porção de maconha e um celular.

ADOLESCENTE – Uma adolescente, se apresentou como ‘gerente do bordel’. Após revista pessoal, nas partes íntimas (seios) da jovem foram localizadas mais 9 buchas de cocaína embaladas e prontas para a venda. Pelo fato ela recebeu voz de ‘apreensão’.