A Polícia Federal cumpriu nessa terça-feira, 05, mais três mandados de busca e apreensão em Santa Catarina em endereços de empresários acusados de supostamente financiarem os atos de 8 de janeiro, em Brasília. As ações da PF acontecem também em outros Estados brasileiros e somam 53 mandados pelo país.
Segundo o governo federal, essa é mais uma fase da Operação Lesa Pátria, visando identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos em Brasília. Ao todo são 53 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.
A PF estima ainda que os valores dos danos causados ao patrimônio público nos atos possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Cumprimento dos mandados
- São Paulo 12;
- Paraná 6;
- Mato Grosso do Sul 2;
- Tocantins 2;
- Santa Catarina 3;
- Minas Gerais 26;
- Ceará 2.