Na quarta-feira, 24, uma onda de calor começou a impactar o Brasil, elevando as temperaturas para níveis típicos dos meses mais quentes do ano. Especialistas em meteorologia estão atentos a essa condição climática, que se prevê persistir até pelo menos sábado, 26, e que pode estabelecer novos recordes de temperatura em pleno inverno.
Essa onda de calor é resultado de uma ampla massa de ar quente e seco que se espalhou por uma extensa área do território brasileiro. Embora já tenham ocorrido períodos de temperaturas elevadas em algumas regiões durante o inverno de 2023, essa elevação térmica atual se destaca pela sua intensidade, afetando simultaneamente diversos estados e abrangendo diferentes partes do país, com níveis de temperatura surpreendentemente altos.
Especialistas têm dito que várias regiões enfrentarão um aumento significativo nas temperaturas nos próximos dias, principalmente na região Norte do País. Em algumas regiões como Porto Velho e Manaus, a sensação térmica ultrapassou os 40°.
No Sul do país, o cenário muda praticamente a cada minutos. Em Santa Catarina por exemplo, enquanto que no litoral Norte estão sendo sentidas temperaturas alta e sensação de abafamento, em algumas regiões do Sul e Oeste foram registradas até tempestades de granizo, e a famosa “neve” que tinge de branco a Serra Catarinense atraindo turistas de todas as regiões, em 2023 veio tímida.