A Divisão de Investigação Criminal de Blumenau – DIC, cumpriu 15 mandados judiciais, sendo 4 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão domiciliar, contra o tráfico de drogas e organização criminosa, nas cidades de Blumenau, São José e Palhoça. A ação ocorreu na quarta-feira, 23.
Segundo o delegado Ronnie Esteves, no dia 23 de fevereiro deste ano, o motorista de um veículo Ka fugiu de uma barreira policial que ocorrida em Blumenau. Na oportunidade o desconhecido arremessou pela janela uma mochila contendo cerca de cinco quilos de crack e três quilos de cocaína.
Em seguida o motorista acabou colidindo o veículo e conseguiu fugir, deixando para trás além da droga, aproximadamente R$15.000,00 em espécie.
Diante disso a Polícia Civil instaurou inquérito policial para identificar a autoria, bem como esclarecer as circunstâncias do crime. Durante as diligências, foi possível identificar não só o condutor do veículo que fugiu como também quem vendeu a droga.
A investigação apurou ainda que os investigados utilizavam a conta bancária de terceiros para negociar o entorpecente.Em depoimento, o condutor do veículo tentou se eximir da responsabilidade penal atribuindo a propriedade da droga a dois outros indivíduos.
Intimados, os dois indivíduos assumiram a propriedade da droga, eximindo o condutor do veículo. Porém, a investigação demonstrou que esses dois indivíduos assumiram a propriedade da droga para obter o perdão de dívida de drogas com a organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios catarinenses.
Ainda conforme o delegado Ronnie, diante de todos os fatos, ele decidiu representar pela prisão preventiva do condutor do veículo, de quem vendeu a droga e também dos dois indivíduos que assumiram a propriedade.
Após a conclusão das investigações, foram cumpridos em Blumenau seis mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas preventivamente. Uma pessoa ainda se encontra foragida.
Como as investigações tiveram desdobramentos, em São José e Palhoça, cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva também foram cumpridos. Na oportunidade, em endereços distintos, duas armas de fogo foram apreendidas e duas pessoas presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Encerrando o procedimento, os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.