A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí cumpriu na última sexta-feira (11) mandado de prisão temporária de um homem de 19 anos, suspeito de ser um dos executores de um homicídio ocorrido no dia 06 de Março deste ano. Nesta data, um jovem de 18 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo na portaria do prédio onde morava, no bairro Fazenda e morreu no local.
O autor dos disparos chegou ao local na garupa de uma motocicleta. Segundo apurado, a vítima, integrante de uma facção criminosa, teria descumprido regras do estatuto da organização e por isso teria sido “decretada”, ou seja, jurado de morte, o que motivou o nome da operação.
No dia 26/06/2023 foi deflagrada a operação “Decretado” para cumprimento de 13 ordens judiciais referentes ao caso, quando quatro suspeitos foram presos e um veio à óbito em confronto com as forças policiais. Na ocasião, o investigado não foi localizado e encontrava-se foragido desde então. Na última sexta-feira, o suspeito foi capturado quando circulava pelo bairro Conde Vila Verde, município de Camboriú.
O preso responde pelo crime de organização criminosa e homicídio qualificado pela emboscada e por motivo torpe, tendo sido encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça.