No dia 01 de outubro, a população vai às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares dos municípios. Em São João do Itaperiú, oito candidatas concorrem ao cargo que tem, entre suas atribuições, assegurar os direitos das crianças e adolescentes. A eleição será realizada com voto secreto, direto e facultativo.
Para ter direito a votar, basta estar com sua situação regularizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como em qualquer outra eleição, no prazo de 90 dias antes do pleito. Ou seja, todas as pessoas que no dia 03 de julho deste ano estavam aptas a votar, podem comparecer à urna no município.
“Temos 08 ótimas candidatas. Dessas, 05 serão titulares e 03 serão suplentes. O voto não é obrigatório, mas a participação dos eleitores é fundamental para definir quem serão os responsáveis por garantir os direitos, respeito e proteção a nossas crianças e adolescentes”, destaca o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Johnny Montoski.
Os eleitores poderão votar em uma única candidata para a atuação no conselho tutelar. Os votos serão computados pela Comissão Especial formada para atuar durante o processo eleitoral, das 8h às 17h. No dia da votação é preciso apresentar documento original oficial com foto ou e-título. Sem os documentos, o exercício do voto não será permitido.
A urna estará disponível na EEB Professora Elvira Faria Passos. Faça sua parte para uma sociedade cada vez melhor.