As rajadas de vento causadas pela passagem do ciclone extratropical mostraram sua força no Vale do Itajaí. Em Gaspar, uma figueira de 89 anos de idade foi arrancada pela raiz após uma ventania ser registrada na cidade na manhã desta quinta-feira (13).
Segundo a assessoria, a árvore, plantada durante a emancipação político-administrativa do município, em 18 de março de 1934, ficava em frente a praça da Prefeitura de Gaspar, na rua Coronel Aristiliano Ramos, no Centro do município. Na cidade, as rajadas de vento atingiram a velocidade de 40km/h e até 70km/h na manhã de hoje.
Por sorte não houve feridos e nem registros de danos causados pela queda da árvore. A queda não afetou o tráfego público e não oferece outros riscos, por isso as equipes de Defesa Civil, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros concentram seus esforços em outras ocorrências que requerem atenção. A área segue isolada.
De acordo com a Prefeitura de Gaspar, a Superintendência de Meio Ambiente já iniciou os trabalhos para elaborar um laudo e identificar material genético que possa ser utilizado para o plantio de uma nova árvore. Esse processo está sob os cuidados de técnicos especializados, que visam preservar a história e a importância ambiental da figueira.
Em 2019, a Prefeitura de Gaspar realizou um tratamento especial de revitalização na Figueira, incluindo a descompactação do solo, adubação, correção e novo paisagismo na praça onde ela estava localizada.
“A queda da Figueira é muito triste. Graças a Deus não tivemos feridos. Mas, é preciso que a nossa população fique atento as informações da Defesa Civil e fique em segurança por conta dos ventos”, pediu o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.