Um acidente de trânsito ocorrido na manhã dessa segunda-feira, 10, impressiona pelas imagens divulgadas pelas equipes de socorro que atenderam a ocorrência. Dois veículos de passeio ficaram pendurados na margem de um rio seguros apenas pelo barro, vegetação e um tubo de concreto. Na semana passada uma jovem morreu no mesmo local após capotar o carro.
Segundo as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do 5º Batalhão que atendeu a ocorrência, a colisão entre ambos os veículos e a consequente queda na ribanceira, ocorreu na avenida Belisário Ramos no centro de Lages, minutos antes das 10 horas da manhã.
Ao chegar no local, segundo as equipes de resgate ‘foi possível observar a existência de dois veículos dentro do rio escorados no barranco íngreme’. O veículo mais próximo à água, um Classic, estava capotado com as rodas para cima sobre o barranco e um tubo de concreto.
O condutor, um idoso de 64 anos já tinha conseguido saído e estava próximo ao local e impressionantemente, saiu ileso do acidente.
Segundo relato da vítima, ele ‘teve a preferencial cortada pelo outro veículo’, um Virtus, conduzido por um homem de 38 anos. Esse segundo envolvido ainda estava dentro do carro, consciente e confuso, também sem ferimentos aparentes.
OPERAÇÃO – Para retirar a vítima de dentro do carro e evitar a movimentação dos veículos e a consequente queda dentro da água, de uma das viaturas dos Bombeiros foi esticada um cabo de aço do guincho.
Em seguida foi utilizado o cabo de aço do guincho de outra viatura, para estabilizar dois blocos de concreto da mureta de contenção, as quais foram danificadas com a colisão e estavam penduradas sobre a ponte, acima dos veículos e da equipe de resgate.
Estabilizados os riscos, foi posicionada uma viatura da Guarda Municipal sobre a avenida e utilizado a ‘roda dianteira da viatura como ponto de ancoragem para um sistema de redução de força, o qual utilizou-se para içamento da vítima até a via’.
Assim que o condutor foi retirado do carro, recebeu atendimento pela médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – e posteriormente foi encaminhado ao hospital local. A Polícia Militar também prestou apoio.