Na manhã desta sexta-feira, 07, quatro pinguins foram encontrados mortos na praia do Perequê, em Porto Belo. As aves marinhas estavam próximo a uma base dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar.
A espécie trata-se do Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), presença frequente no litoral catarinense durante os meses de Julho a Setembro, época do inverno. As aves migram para a costa brasileira em busca de alimento.
A espécie de pinguim vive em bandos e têm asas que se adaptaram para promover o impulso através da água. Quando jovens, têm uma coloração de penas mais acinzentada, mais velhos ganha plumagem característica, com tons de preto e branco.
Eles migram da Patagônia, no Sul da Argentina, também atrás das águas quentes do Atlântico, mas, infelizmente acabam chegando a costa catarinense debilitados, machucados ou até mortos.
Em 2022, segundo a Associação R3 Animal, especializada no atendimento de animais marinhos, mais de 508 pinguins-de-Magalhães foram resgatados em Florianópolis, apenas 36 com vida.
O que fazer ao encontrar um pinguim
– Não tente devolver ao mar, alimentar ou hidratar;
– Mantenha o distanciamento para evitar que o animal se estresse, fator que pode impactar na condição de saúde;
– Ligue gratuitamente para o PMP-BS no telefone 0800 642 3341 (atendimento diário das 8h30min às 17h30min).
Foto: Olho Vivo Can/Divulgação