Uma criança morreu e cinco indígenas ficaram feridos durante um ataque a tiros a uma aldeia Yanomami na região de Parima, em Roraima. Um helicóptero foi enviado de Boa Vista para auxiliar no atendimento às vítimas.
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) não informou quem foram os responsáveis pelo ataque, mas disse que os criminosos fugiram do local.
Servidores do MPI se deslocaram para a aldeia, junto com policiais federais, militares e agentes da Força Nacional de Segurança.
“O MPI reforça que segue trabalhando com as demais esferas de governo buscando a completa retirada dos garimpeiros das terras indígenas. Essa atividade degrada não só o meio ambiente, mas ataca o modo de vida e toda a organização social dos povos indígenas”, informa a nota do ministério.
EXTREMO NORTE DO PAÍS – Há alguns anos na região existem conflitos armados entre indígenas e garimpeiros que tomaram parte das reservas indígenas com a prática da garimpagem ilegal. Em outros episódios, mais de uma dezena de pessoas foram mortas, inclusive foragidos da justiça.