O Corpo de Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú (CBVSJI), foi acionado na tarde dessa sexta-feira, 30, por volta 13h30, para realizar a captura de um animal silvestre.
Chegando no local, no Centro da cidade, dentro da residência foi avistado um tamanduá-mirim. Usando técnicas específicas para esse tipo de resgate, o animal foi capturado.
Segundo o sub-comandante da corporação, Alessandro Weiss, o animal foi devidamente remanejado de volta natureza. Segundo ele, o animal apesar de “inofensivo, aconselha-se que o contato e manuseio seja feito por pessoas com conhecimento técnico sobre a espécie para evitar acidentes, pois quando se sentem acuados pode usar as garras para se defender”.
TAMANDUÁ-MIRIM – O tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete, é uma espécie de mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado desde Venezuela até Brasil.
É uma das quatro espécies de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa. São reconhecidas quatro subespécies.
É um animal arborícola e pode ter até 105 centímetros de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons.
Possui longas garras nas patas anteriores e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores, contrastando com o tamanduá-bandeira.