Começa hoje, 26, em Florianópolis, o Summit Cidades 2023, evento que promete apresentar às prefeituras do estado de Santa Catarina, soluções de transformação digital por meio de Modelagem da Informação da Construção (BIM).
Os BIMs são processos e tecnologias que reduzem custos e prazos de obras públicas. O evento acontece até quarta-feira, 28, das 10 às 19 horas no Centro de Eventos Centrosul, avenida Governador Gustavo Richard, 850, no Centro.
Entre as empresas participantes está a Virtual Automação, do Grupo Grapho Software, com 30 anos de mercado. A empresa segundo Saul Stelmar Netto, sócio diretor, ‘atende hoje cerca de 80% das prefeituras, além de outras repartições, departamento e governo estadual com as soluções Autodesk’.
Cidades Inteligentes
Através do processo de modernização, que trazem desafios na gestão pública e incluem cenários poucos tecnológicos e muitas vezes desconectados, uma das soluções que a Virtual traz é a consolidação de informações em bancos digitais de projetos, obras e gestão de ativos.
A utilização do BIM (Building Information Modeling) por meio da solução AEC Colection permite a antecipação de tomadas de decisão, a prevenção e a predição de impactos permitindo atender as necessidades futuras das cidades.
Uso do BIM na Mobilidade, Urbanismo e Drenagem
NA mobilidade e urbanismo, a partir de estudo com imagens de alta resolução obtidas por fotogrametria, torna-se possível o desenvolvimento de modelos digitais para simulação e avaliação de cada projeto incluindo os traçados de vias e estudos de fluxos.
A utilização das ferramentas BIM em obras de infraestrutura permite acelerar a execução de projetos e obras públicas incluindo requalificação urbana. Já a experiência de adoção BIM em planos de drenagem contribui para estudos reduzir riscos de enchentes e alagamentos.
BIM Mandate – (Decreto 10.306)
O BIM na administração pública, inclusive, é uma exigência e se tornou lei através do decreto 10.306 que estabelece a sua utilização na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos públicos e pelas entidades da Administração Pública Federal (Estratégia BIM BR).
No âmbito das licitações (lei 14.133) para obras e serviços de engenharia e arquitetura, a lei prevê preferencialmente o objeto que tenha adotado o BIM ou tecnologias e processos integrados.
Mimi palestra – “Aplicação BIM no cenário da construção civil privada em Santa Catarina e seus resultados (ROI)
Ana Carolina Netto e Deisy Oliveira, consultoras técnicas (AEC) da Virtual Automação farão uma breve exposição com o tema acima no dia 27 de junho das 19h00 às 19h30 no palco “FEPESE EXPERIENCE”.
Impressoras 3D profissionais e de classe industrial
A Virtual Automação também atua em outra vertente da Indústria 4.0 através da parceria com a fabricante catarinense de impressoras 3D, a 3D Taurus.
No Summit Cidades será apresentada nova linha de impressora 3D Profissional e de classe industrial, de grande formato (com opções de volume de impressão em até 1m³). Um dos principais diferenciais da nova linha é a disponibilização de recursos NR 12, norma regulamentadora de segurança no trabalho.
“Nossas impressoras se diferenciam no mercado ao combinar tecnologia avançada com recursos inovadores para atender as necessidades da indústria metalmecânica, metalurgia, automobilística, médico-ortopédico o uso para maquetes, estudos conceituais e volumétricos, além de ferramental para processos de fabricação cimentícea, como por exemplo, moldes para gessos e concretos”, destaca Jaan Tammerik, consultor








