Um ciclone extratropical que está passando pela costa na região norte de Santa Catarina, já causou algumas preocupações e tem colocado em alerta toda uma região. A previsão é que agora a tarde ele se dirija sentido capital.
Em Barra Velha por conta dos alagamentos as aulas estão suspensas na parte da tarde e na vizinha São João do Itaperiú, mais uma vez a SC-415, no km-75, houve registro temporário de interdição da via.
Isso porque, mais uma vez os eucaliptos, tão admirados durante as outras estações como um ponto turístico da cidade, considerada a Capital da Carne, foram afetados com os fortes ventos.
Alguns deles acabaram se quebrando e caindo sobre a via, região de fluxo intenso de veículos leves e pesados. A pista ficou temporariamente bloqueada.
A situação chegou ao Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade que precisou agir para rapidamente retirar as galhadas e desobstruir a estrada.
Assista ao vídeo.
Quinta-feira
Segundo a Defesa Civil, no decorrer da tarde de hoje, a chuva mais intensa se concentra entre o centro e o litoral do estado, devido a atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense, que também intensifica o vento, sobretudo nas regiões litorâneas.
O risco ainda é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. O vento sopra de direção sul, com maior intensidade nas áreas costeiras, trazendo risco moderado associado ao vento e a agitação marítima.
Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense na noite e madrugada.
Sexta-feira
A sexta-feira (16) ainda começa o dia com chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, mantendo o risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas.
A presença do ciclone também provoca mar muito agitado na região do Litoral Sul, também trazendo risco alto para atividades de navegação e pesca.
Nas demais regiões do estado o tempo nublado predomina, com chuvas rápidas e isoladas. No decorrer do dia, a chuva enfraquece nas áreas litorâneas a medida que o ciclone se afasta para alto mar. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo de 20°C em todas as regiões.
Tendência para os próximos dias
Entre sábado (17) e domingo (18) predomina o tempo firme, com nebulosidade intercalando com períodos de céu aberto. As temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se comparadas aos dias anteriores, e se aproximam de 20°C nas tardes.
Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na Serra, entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7°C e 10°C nas demais regiões.
ATENÇÃO
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou do Corpo de Bombeiros, no 193.








