Uma aeronave de pequeno porte chamou a atenção dos moradores de João Pessoa na Paraíba. O avião decolou do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na capital, e passou pelo menos três horas sobrevoando o espaço aéreo da cidade turística. Provavelmente alguma pane foi detectada logo na decolagem.
Moradores assustados entraram em contato com a redação do danimeller.com relatando a baixa altitude da aeronave: “Passou por nós a pouco mais de 150 metros. São voltas e mais voltas, alguma coisa errada está acontecendo”, relatou a dentista Paula Oliveira.
Outros moradores estão suspeitando que o avião seja de um cantor famoso, que na noite anterior teria feito show na região de Campina Grande. Pelo menos dois voos comerciais que saíram de São Paulo ainda não haviam pousado devido a suposta pane do ‘jatinho’ e o status era de atrasado.
Pelo aplicativo Flightradar24, é possível ver as voltas e mais voltas que a aeronave precisou dar sobre João Pessoa e região. “De longe dá pra perceber que tem algum problema com o trem de pouso, não está descendo. Isso é assustador”, disse um turista.
Na última informação repassada à redação, seria de que o piloto conseguiu pousar.
PROCEDIMENTO PADRÃO: Segundo Rodrigo Caetano, bombeiro de aeródromo há 13 anos, para qualquer pane, mecânica ou elétrica, o procedimento padrão após o acionamento de pedido de auxílio/socorro, vindo do piloto, os caminhões contra incêndio são posicionados estrategicamente até que o pouso aconteça e a aeronave pare por completo.
Independe da pane, após o acionamento do piloto à torre de controle, o pouso é considerado ‘forçado’. E como procedimento de segurança, a aeronave só é liberada após avaliação dos mecânicos e correção de pequenas falhas.