Uma piada, um pedaço de costela no lugar errado e o desespero dos segundos mais longos da vida de um cantor famoso, que por pouco não morreu engasgado, graças a agilidade e o emprego da técnica certa na hora exata. Tudo aconteceu hoje pouco antes do meio dia na Barra do Itapocú em Araquari, litoral norte catarinense.
A aluna do curso de formação do Corpo de Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú, Ana Paula Flores, estava voltando de um passeio com o esposo e o filho, e resolveram encostar num restaurante para curtir a música ao vivo.
“Estava saindo do banheiro e percebi uma pequena aglomeração de pessoas ao redor de uma mesa. Um senhor estava se engasgando e as pessoas começaram pedir ajuda. Por instinto, apesar de ainda ser aluna, corri, me posicionei atrás dele e comecei a fazer a manobra correta”, contou Flores.
Ainda assim, segundo Flores, os amigos da vítima se desesperaram, ficaram muito agitados. “Uma moça começou puxar o senhor pelo braço e gritava: ergue o braço, ergue o braço, agitando”, segundo ela, um ato que poderia prejudicar ainda mais a situação.
Apesar da pouquíssima experiência, Ana se identificou e tentou manter a calma. “E por fim consegui realizar a manobra. Foram quatro vezes, na quarta ele desobstruiu e expeliu o pedaço de carne com osso. Ele já estava com a pele bem arroxeada, salivando bastante, mas graças a Deus consegui salva-lo”, recorda Ana satisfeita.
Mas quem é esse cantor famoso? Ele é o Luiz Fernando de Souza, da Banda Montanari. Durante 10 anos Luiz foi um dos vocalistas do grupo e há 40 anos é profissional da música. “Sem palavras pra agradecer o que a Ana fez. Se não fosse por ela e por Deus, o pior tinha acontecido. Com certeza ela será uma excelente profissional, está no caminho certo”, contou Luiz à redação do danimeller.com.
Mas, é óbvio que o Luiz quis agradecer, não só com palavras, mas fazendo o que ele faz de melhor: cantar. Ele e Ana cantaram juntos celebrando a vida e a nova oportunidade.
E a Ana? Sem dúvidas ela realmente está no caminho certo. “Fiquei extremamente feliz por ter conseguido realizar a manobra de forma correta. E isso com certeza é resultado de um ótimo treinamento prestado pelos melhores professores. Agora mais do que nunca quero fazer parte dessa família chamada Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú”.
O danimeller.com também conversou com o proprietário do estabelecimento, Valdir Antônio, do Solar Petiscos. Ele inicialmente disse ter ficado preocupado com a situação, mas ao perceber que a pessoa que realizava a manobra entendia do assunto, acabou se acalmando. “O que uma piada boa não faz?!”, brincou ele.
MANOBRA DE HEIMILICHI – As compressões abdominais, também conhecidas como manobra de Heimlich ou manobra de Heimlich, são procedimentos de primeiros socorros usados para tratar obstruções das vias aéreas superiores por objetos estranhos.