Um incêndio de proporções gigantescas iniciado logo no final da tarde de ontem em Barra Velha, litoral Norte catarinense, mobilizou quase 50 combatentes de pelo menos 11 instituições militares, voluntárias e comunitárias da cidade e região. Foram mais de 12 horas de trabalho até que as chamas fossem completamente extintas. Pelo menos dois galpões, com área aproximada de 20.000 metros quadrados, foram destruídos.
As chama iniciaram por volta das 18h30 num dos galpões centrais de uma transportadora localizada no quilômetro 95, às margens da BR-101, no bairro Medeiros. Pelo menos três empresas estão sediadas onde as chamas destruíram tudo.
Na primeira uma hora e meia o combate inicial se deu com homens dos Bombeiros Militares e Voluntários de Barra Velha, que desdobraram esforços para tentar conter o fogo que destruía tudo por onde passava.
Pessoal de apoio das empresas também se uniram para auxiliar. Hidrantes disponíveis no local também foram utilizados, assim como uma escada mecânica dos bombeiros de Balneário Camboriú, que do alto tentavam revidar as chamas.
Paralelo a isso, carretas e outros veículos pesados que estavam no pátio da transportadora também eram retirados às pressas, para evitar prejuízos ainda maiores.
Nossa equipe esteve no local e conversou um casal responsável por um dos galpões onde funciona uma “paletizadora”. Apreensivos eles torciam para que as chamas também não atingissem o espaço, exatamente onde os bombeiros revidavam com água para evitar o alastramento.
Por volta das 20 horas um grande reforço com carretas auto tanques, caminhões auto tanques e auto bomba tanque de resgate, chegaram de Joinvile, junto com as equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários.
Em seguida mais reforços das cidades de São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul, Araquari, Balneário Piçarras, Itajaí, Itapema e Indaial, entre militares, voluntário e comunitários, também se uniram contra o fogo.
As chamas eram tão intensas logo no início, que o forte calor foi sentido pelos motoristas e transeuntes que passavam pela rodovia e marginais. As chamas também ganharam a noite e podiam ser vistas de longe.
O trânsito tanto na BR-101 assim como nas marginais, fluiu normalmente e contou com o apoio dos Policiais Militares de Barra Velha. Curiosos se aglomeraram no entorno da empresa ávidos por informações. Dezenas de vídeos e fotos, assim como as chamas, foram rapidamente espalhadas nas redes sociais.
À 1h15 da madrugada os Bombeiros Militares de Barra Velha emitiram as primeiras atualizações: “O incêndio no momento encontra-se controlado com os focos ainda existentes confinados dentro da estrutura sinistrada”.
Ainda segundo os bombeiros, desde o princípio do combate, o objetivo dos envolvidos é “preservar ao máximo o patrimônio, bem como na proteção de residências existentes nas adjacências (fundos da estrutura)”.
“O menor dos galpões foi protegido com êxito, bem como foi possível proteger uma parcela do segundo galpão (o maior), com todo o seu estoque no interior. O incêndio se concentrou no terço central do galpão maior e após findada a fase de desenvolvimento do incêndio, as equipes se concentraram no combate direto pelas aberturas proporcionadas pelas portas de descarga (docas), uma vez que o colapso da estrutura do telhado, proveniente das altas temperaturas, tornou o combate nas alturas ineficiente. Evoluindo para a sua redução”, continua a nota.
Os bombeiros explicaram ainda que foi “providenciado acesso na edificação com o uso de retroescavadeira, de modo a afastar as estruturas metálicas do telhado e permitir a atividade de rescaldo, extinguindo o incêndio completamente”.
Os trabalhos seguiram madruga adentro e pela manhã as equipes foram substituídas por outros combatentes.
Até a manhã de hoje 44 Bombeiros, dentre militares, comunitários e voluntários atuaram nas chamas. Foram utilizadas 03 carretas auto tanques, 02 caminhões auto tanques, 01 auto escada mecânica, 01 auto plataforma mecânica, 04 auto bomba tanque resgate, 02 auto transporte de materiais, 02 auto transporte de pessoas, 02 auto resgates e 01 auto socorro de urgência (ambulância).
Inicialmente as operações foram coordenadas pelo capitão Militar de Barra Velha, Jonas Talaisys com apoio do comandante Neilor Vicenzi, dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.
Prestaram apoio aos combatentes, equipes da Polícia Militar, Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Defesa Civil Municipal de Barra Velha e a Companhia Energética CELESC.
Às 6 horas da manhã os Bombeiros emitiram outro comunicado: “O incêndio no momento encontra-se controlado com os focos existentes confinados dentro da estrutura”.
Nossa redação também conversou com as equipes de Jaraguá do Sul: “No início da manhã enviamos a viatura UPT-58, munida de 4 bombeiros para dar apoio ao rescaldo”.
Acompanhe os vídeos:
Imagens cedidas pelos Bombeiros e pelo repórter cinematográfico Demian Lenine